• Carregando...

Atualizada na terça-feira, dia 11/07, às 18h41

A diferença entre os dois principais candidatos ao Planalto diminuiu, mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda venceria no primeiro turno se as eleições fossem hoje, de acordo com a 83ª pesquisa CNT/Sensus, divulgada nesta terça-feira. Levando em conta os votos válidos (excluídos brancos e nulos, como faz o TSE), o presidente tem 55,1% das intenções de voto, contra 34% do tucano Geraldo Alckmin, 6,7% da senadora Heloisa Helena (PSOL-AL) e 1,7% do senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

Levando em conta os votos totais, com brancos e nulos incluídos, Lula ficou com 44,1% dos votos; Alckmin, com 27,2%; Heloisa, com 5,4%; Cristovam, 1,4%; Ana Maria Rangel, 1,2%; Rui Pimenta, José Maria Eymael e Luciano Bivar teriam 0,3% cada. Indecisos, brancos e nulos somam 20%.

No final de junho, pesquisas já indicavam queda na diferença entre Lula e Alckmin.

Em maio, numa lista de candidatos parecida com a atual, o presidente tinha 42,7 % e Alckmin, 20,3%. A diferença entre os dois candidatos, portanto, diminuiu. Mas a CNT/Sensus não está comparando as duas pesquisas porque esta é a primeira com as candidaturas oficiais.

Alckmin melhora

Na entrevista em que divulgou o resultado da pesquisa, o cientista político Ricardo Guedes disse que o conjunto dos indicadores são amplamente favoráveis à releeição do presidente Lula, mas observou que há uma melhora significativa na performance do tucano em virtude de sua maior exposição na mídia e do amortecimento na rebelião dos presídios paulistas. Segundo ele, este é o dado mais significativo. Leia mais aqui.

Segundo turno

O presidente Lula tem hoje uma diferença de cerca de 13 pontos em relação ao tucano Geraldo Alckmin se a eleição tiver segundo turno, segundo a CNT/Sensus. Com Alckmin, Lula teria 48,6% dos votos, contra 35,8% do tucano e 15,7% de indecisos, brancos e nulos.

Em caso de segundo turno com Heloisa Heloisa, Lula teria 54,7% dos votos, contra 22,6% da senadora e 22,7% de indecisos, brancos e nulos. Se Cristovam Buarque for o adversário de Lula, o presidente teria 58,8% dos votos, contra 13,8% do senador pedetista e 27,5% de indecisos, brancos e nulos.

A sondagem da CNT/Sensus mostra também que melhorou a avaliação do governo e do presidente Lula. Leia mais aqui . Por outro lado, chama a atenção o aumento da percepção dos entrevistados sobre o suposto envolvimento de Lula com os escândalos de corrupção, enquanto cai o de envolvimento do PT. Confira aqui os números da pesquisa .

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas em 195 municípios, no período de 4 a 6 de Julho de 2006. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 10.382/2006, de 3 de Julho de 2006.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]