O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca nesta quinta-feira (24) em Foz do Iguaçu, no Oeste para uma viagem oficial de dois dias ao município, a terceira desde que assumiu à Presidência.
Lula chega no começo da tarde e vai direto para Itaipu Binacional conhecer as duas novas turbinas da hidrelétrica. Uma deve entrar em operação em outubro e outra em 2007.
Segundo informações do governo, os novos equipamentos vão resolver os problemas de abastecimento de energia no país, evitando novos apagões.
Durante a visita à Itaipu, o presidente estará acompanhado dos ministros de Minas e Energia, Silas Rondeau; Educação, Fernando Haddad, e de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. O governador Roberto Requião também é aguardado.
Depois, Lula vai para o Parque Tecnológico da Itaipu. O presidente conhecerá o projeto do carro movido a energia elétrica. A nova tecnologia é desenvolvida pela Itaipu em parceria com montadoras.
A expectativa é que ainda no Parque Tecnológico, Lula anuncie a criação da Universidade do Mercosul, que teria sede em Foz e câmpus espalhados por outros estados do Sul do Brasil e em país vizinhos.
Campanha
No final da tarde, Lula deixa de ser presidente e assume o posto de candidato. Ele aproveita para fazer campanha e participar de um encontro com prefeitos paranaenses. A reunião foi organizada pela Associação dos Municípios Paranaenses (AMP) e será no hotel Mabu. O presidente receberá a Pauta Municipalista. O documento preparado pela AMP contém reivindicações das prefeituras do estado.
A coordenação da campanha de Lula tem agendado atividades de campanha nos mesmos locais das visitas oficiais do presidente como forma de reduzir custos.
No mesmo hotel, mas à noite, Lula volta ao papel de presidente e participa da abertura da XVI Convenção Anual da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap). A instituição representa 247 associações comerciais, que agregam cerca de 40 mil empresas no estado.
Segundo a agenda, o presidente deverá receber uma homenagem pelas medidas adotadas no início do seu governo para flexibilizar as regras de funcionamento das cooperativas de crédito.
Cooperativas
Na sexta-feira, no seu último compromisso oficial em Foz do Iguaçu, o presidente se reúne com representantes de cooperativas paranaenses ligadas à Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar). No fim da manhã, Lula embarca para o Rio de Janeiro, onde fará campanha.
A vinda do petista ao Paraná ocorre um dia depois da divulgação de nova pesquisa estadual do Ibope. No levantamento, Lula tem 41% das intenções de voto contra 30% de Geraldo Alckmin (PSDB).
Governo Lula busca respaldo internacional para pressionar regulamentação das redes sociais
Governo quer limitar uso de armas por policiais e vincular verbas federais a novas normas
Braga Netto preso e o alerta para Bolsonaro; ouça o podcast
“Extremamente grave”, diz médico de Lula sobre sangramento e risco de morte
Deixe sua opinião