• Carregando...

Dez meses depois do terremoto político que derrubou sua antiga direção nacional, o PT voltou a utilizar, nesta segunda-feira, o Blue Tree Park, maior e mais luxuoso hotel de Brasília, cenário de episódios ligados ao escândalo do mensalão.Um dos auditórios do Blue Tree Park foi utilizado como estúdio para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravar participação no programa de televisão do PT. Lula falou sobre educação e o programa será exibido na quinta-feira.

- Utilizamos o hotel porque fica próximo ao Palácio da Alvorada, facilitando o deslocamento do presidente, que não pode usar locais públicos para atividades partidárias. Não vejo nenhum problema em termos usado aquele hotel, até porque os prédios não guardam as energias negativas do passado - disse o presidente do PT, Ricardo Berzoini.

Foi nas suítes do Blue Tree Park que o ex-tesoureiro Delúbio Soares se encontrou com o empresário Marcos Valério para financiar o pagamento das dívidas do PT e de partidos aliados, depois das eleições de 2002. A antiga direção utilizava o hotel para encontros reservados e reuniões públicas do partido, a ponto de o Blue Tree Park ser apelidado de "sede campestre do PT". Foi no auditório do Blue Tree Convention Center que o diretório nacional expulsou do partido, em 14 de dezembro de 2003, a senadora Heloisa Helena (AL) e mais três deputados que viriam a fundar o PSOL.

- Cortaram as nossas cabeças no templo da burguesia - disse a senadora na ocasião, criticando os novos hábitos do partido recém-chegado à presidência da República.

Depois de confessar o uso de "recursos não contabilizados" em atividades políticas (caixa dois), a antiga direção do PT renunciou em julho, deixando para o partido uma dívida de 120 milhões de reais, que Marcos Valério cobra em duas ações na Justiça do Distrito Federal.

A nova direção, eleita em outubro num processo que envolveu cerca de 300 mil filiados, demitiu funcionários, cortou gastos e evitou ostentações. O último encontro nacional do PT, em abril, foi realizado na quadra de esportes do Sindicato dos Bancários de São Paulo, sem vestígios de luxo.

O partido desistiu de construir uma nova sede e terá de ceder parte do edifício que aluga, em São Paulo, para a campanha presidencial de Lula, informou Berzoini. A nova sede em Brasília, que será inaugurada terça-feira, custa menos que a atual, acrescentou o dirigente petista.

No programa gravado na manhã desta segunda, Lula falou sobre "a importância da educação para o futuro do país", segundo Berzoini. O dirigente petista disse que Lula não fez um balanço das ações do governo nem fez promessas para o segundo mandato.

Nem o hotel nem o PT informaram sobre o custo do aluguel do salão. Os equipamentos utilizados pertencem a uma produtora contratada pelo PT.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]