Traficantes da Favela do Timbau, no Complexo da Maré, atacaram carros da Polícia Militar que passavam pela Linha Vermelha na madrugada deste domingo. Mesmo com os tiros, a via expressa permaneceu aberta ao tráfego. Os policiais não foram atingidos. A PM mandou reforços para o local, mas os traficantes fugiram.
Na última semana, por dois dias a linha vermelha chegou a ficar fechada por causa de tiroteios entre policias e bandidos. Na quinta-feira, policiais do Batalhão de Policiamento em Vias Especiais (BPVE) trocaram tiros com traficantes da Favela do Parque Alegria, no Caju. A Linha Vermelha ficou fechada por 20 minutos.
Na sexta-feira bandidos voltaram a atacar, e lançaram uma granada no 22º Batalhão da Polícia Militar da Maré. Apesar de o artefato ter explodido, ninguém ficou ferido. Em outra ação criminosa na Linha Vermelha, seis homens armados da Favela Vila dos Pinheiros, no Complexo da Maré, atravessaram a via a pé e tentaram roubar um Fiat Marea, onde estavam quatro jovens. Os assaltantes fizeram vários disparos na direção do veículo, mas o motorista conseguiu fugir. Um rapaz foi ferido de raspão no cotovelo e uma garota na perna.
Os incidentes na Linha Vermelha aconteceram mesmo com o policiamento da região. Construídas para desafogar o trânsito, as linhas Vermelha e Amarela se transformaram em armadilhas para os motoristas. Levantamento feito em agosto pelo jornal "O Globo", com base em casos de violência divulgados, mostra que, nas duas vias expressas, há pelo menos 14 pontos de risco. Em maio do ano passado, traficantes da favela Parque Boa Esperança, no Caju, atacaram policiais militares, e as duas pistas da Linha Vermelha foram fechadas por 20 minutos pela manhã. No confronto, um soldado ficou ferido.
Decisão do STF para livrar Palocci desfaz conquistas da Lava Jato e abre caminho para impunidade
Cid relata pressão para delatar e acusa Moraes de ter narrativa pronta; acompanhe o Entrelinhas
As fragilidades da denúncia contra Bolsonaro
Lula suspende Plano Safra por falta de recursos e atraso no Orçamento