Pan minuto a minuto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou contrariado com as vaias sucessivas que recebeu do público, estimado em 90 mil pessoas, que lotou o Maracanã sexta-feira, na abertura dos Jogos Pan-Americanos . Segundo reportagem publicada neste domingo no jornal O Globo , durante a viagem de volta a Brasília, Lula demonstrou a interlocutores ter ficado sentido com a recepção do público e disse que não merecia aquela manifestação. Visivelmente chateado, desabafou a assessores:
- Eu não merecia isso. Foi uma injustiça.
O episódio pode fazer com que o presidente não volte mais ao Rio durante o Pan. O Planalto cogitava a presença de Lula na cerimônia de encerramento e até mesmo para a entrega de medalha a alguma equipe que conquistasse o ouro, como fez Fidel Castro quando o Pan foi realizado em Cuba. Agora, Lula vai avaliar a conveniência de uma nova participação.
A reação do presidente foi de surpresa e decepção. Lula é fanático por esportes e não esperava aquele tipo de recepção. O presidente chegou a comentar que "aquele comportamento" não é característico de eventos esportivos.
- Lula adora esportes, colocou dinheiro federal no Pan. Estava muito animado. Ele ficou frustrado - contou um ministro.
No vôo de volta a Brasília, integrantes do primeiro escalão do governo levantaram duas hipóteses para as vaias. A primeira delas foi o fato de boa parte do público ser de classe média, um segmento tradicionalmente mais hostil ao governo Lula - parte dos ingressos custava até R$ 250. Um graduado assessor chegou a comentar que não havia "povo" na arquibancada.