As filiações de pré-candidatos no Paraná não sofreram muitas modificações com a decisão do STF, garantindo o mandato parlamentar aos partidos . A maior parte das filiações já havia sido feita antes da decisão do Supremo.
Os diretórios estaduais ainda não fecharam o quadro completo de novas filiações, mas poucos detentores de mandato que estavam esperando a decisão do STF arriscaram mudar de partido no último dia do prazo. No DEM, a principal aquisição foi vereadora Julieta Reis, eleita pelo partido (antigo PFL), mas que no meio do mandato foi para o PSB. De acordo com o presidente do diretório estadual, Abelardo Lupion, o partido aceitou poucos parlamentares que haviam saído da legenda.
PT, PMDB PDT
Nas últimas semanas, o PT filiou os prefeitos de Santa Inês, Clodoaldo Alves de Oliveira, e de Umuarama, Luiz Renato. Os dois vão partir para a reeleição.
O PMDB, que filiou recentemente o ex-prefeito de Maringá Ivo Callefi, na última semana também recebeu em seus quadros a mulher do deputado Luiz Nishimori, Akemi, que deve ser candidata a vereadora. Em Curitiba, o partido fez na sexta-feira a filiação do Tadeu do Pierogi e Julio Ando, ex-vereador. Os dois são pré-candidatos a vereador.
O PDT tem 80 pré-candidatos filiados na capital. Desses, 50 são novos. "Poucos saíram, mas recebemos muita gente", disse o presidente do diretório municipal, Jorge Bernardi.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo