Um tema polêmico voltará à pauta do Senado na próxima semana: a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) começará a debater na terça-feira uma proposta que abre a possibilidade para punir menores de 18 anos e maiores de 16 anos pela prática de crimes graves. A proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/2012 é do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP, foto). O relator da matéria, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), recomenda a aprovação e ressalta que a concessão da redução da maioridade não será automática: só poderá ser proposta pelo Ministério Público e deverá ser decidida apenas por instância judicial especializada em questões da infância e adolescência.
Aliás...
O autor da PEC que abre espaço para a redução da maioridade penal em casos específicos, Aloysio Nunes Ferreira, pode ganhar a vaga de vice na chapa presidencial do senador tucano Aécio Neves (MG). Durante almoço com senadores do PTB, PR, PRB e PSC, Aécio disse que o ideal é disputar a eleição com uma chapa "café com leite", tendo Nunes na vice e o ex-governador de São Paulo José Serra como candidato a senador.
Chico no STF
O deputado licenciado José Genoino (PT-SP) enviou ontem ao Supremo Tribunal Federal (STF) um recurso contra sua condenação no processo do mensalão. Em 25 páginas, sua defesa cita Chico Buarque e chama de ingênuo quem acreditou na história de compra de apoio parlamentar no primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva. A defesa intercalou frases de efeito com versos da música "Cancion por la unidad latinoamerica", de Chico Buarque e Pablo Milanés: "a história é um carro alegre / cheio de um povo contente / que atropela indiferente / todo aquele que a negue".
Sem embargos
A cinco dias para a retomada do julgamento dos recursos do mensalão, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse ontem que os réus que não tiveram quatro votos a favor da absolvição não poderão ter direito aos embargos infringentes, mesmo que tenham entrado com o recurso. "Inclusive foi decidido um caso em que se disse que quem não teve quatro votos (a favor da absolvição), não pode entrar com o pedido." O julgamento dos segundos embargos de declaração, marcado para a próxima quarta-feira, deve terminar em dois dias.
Taxas de cartório
A Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR) é contra o reajuste das taxas cartoriais do estado. Segundo nota enviada ontem, a associação que representa as construtoras e incorporadoras no estado avalia que o reajuste pode pressionar outros agentes do mercado imobiliário a adotarem medidas de compensação. Na quinta-feira, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Guilherme Luiz Gomes, disse que vai enviar para a Assembleia Legislativa um projeto para aumentar as custas em torno de 10% a 11%.
Secretário agredido
A Polícia Civil do Rio prendeu ontem à noite Eduardo Fauzi Richard Cerquize. Ele agrediu com um soco o secretário municipal de Ordem Pública da capital fluminense, Alexander Vieira da Costa, na terça-feira. Costa concedia uma entrevista sobre a ação do órgão para fechar estacionamentos irregulares na zona portuária da capital quando foi surpreendido por Cerquize, que representa os interessados na exploração dos espaços desativados pela prefeitura.
Pinga-fogo
"O próximo presidente é que vai pagar o mico do que está acontecendo. Quem quer que seja eleito vai topar com o desequilíbrio externo da economia."
José Serra, ex-governador de São Paulo, em palestra ontem a integrantes da juventude do PSDB.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são
Deixe sua opinião