• Carregando...
 | Antônio More/ Gazeta do Povo
| Foto: Antônio More/ Gazeta do Povo

A prefeitura de Curitiba enviou um projeto para a Câmara prevendo a contratação de 1.792 profissionais de diversas áreas. O projeto, enviado pelo prefeito Luciano Ducci (foto 1), vai passar pelas comissões antes de ser votado. A maior parte das contratações é para a área de educação. São 1,2 mil professores e 400 educadores, além de 130 auxiliares de serviços escolares. Há ainda 62 vagas de outros setores. Segundo a prefeitura, as contratações são necessárias para "expansão do quadro". Ou seja: não se trata de reposição de funcionários, e sim de crescimento da folha.

Para pensar...

"Para nós é um rebaixamento."

Edson França, presidente da União de Negros pela Igualdade, sobre a possibilidade de a presidente Dilma Rousseff colocar a Secretaria de Igualdade Racial dentro de outro ministério.

Lula na telinha

Mesmo em tratamento quimioterápico para combater um câncer de laringe, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou na sexta-feira passada uma participação no programa de tevê do PT, que tem exibição marcada para o dia 8 de dezembro. O depoimento foi gravado no apartamento do ex-presidente, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Diagnosticado com um tumor no dia 29 de outubro, Lula se recupera em casa do tratamento quimioterápico, iniciado dois dias depois.

Tevês educativas Politizadas? (foto 2)

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo (PT, foto) afirmou ontem que vai determinar investigações em todas as tevês edcativas do país para saber se as emissoras respeitam a legislação. Paulo Bernardo já havia determinado uma verificação na grade de programas da E-Paraná, a tevê educativa paranaense, motivado pelo corte da transmissão do discurso da presidente Dilma Rousseff, no dia 13 de outubro, durante a visita a Curitiba em que foi anunciada a liberação de recursos para a construção do metrô na capital. No mesmo dia, discursos do prefeito Luciano Ducci (PSB) e do governador Beto Richa (PSDB), foram transmitidos na íntegra. O fato foi denunciado pelo PT municipal. A E-Paraná alegou problemas técnicos como justificativa para o corte do discurso de Dilma.

Tá bom?

A Câmara dos Deputados realiza, desde o mês passado, uma pesquisa em seu site para saber o que o cidadão espera do parlamento nos próximos anos. A iniciativa faz parte do ciclo de Gestão Estratégica da Casa, que tem o objetivo de definir metas a serem alcançadas até 2023, quando a instituição completará 200 anos.

Ou não?

O questionário, composto por 58 itens, aborda temas como transparência dos dados, participação popular e o relacionamento institucional da casa. Questões políticas, no entanto, não são abordadas pela pesquisa. A pesquisa vai até o próximo dia 18 de novembro e o resultado será divulgado pelo site da Câmara, em www.camara.gov.br.

Sem prazo

A presidente Dilma Rousseff vetou integralmente o projeto de lei que previa a reabertura de prazo para demitidos durante o mandato de Fernando Collor (1990-92) pedirem o retorno à administração federal. Esses servidores alegam ter sido vítimas de atos ilegais e perseguição política. Em 94, uma lei definiu o prazo de 60 dias para o pedido de retorno ao funcionalismo público. O projeto de lei vetado pela presidente previa a reabertura do prazo por mais um ano, a partir da sanção da lei.

* * * * *

Pinga-fogo (foto 3)

"Brasil se equiparará a Cuba e ao Afeganistão em não liberar o jogo. A proibição gera divisas nos países de fronteira. Precisa ser mudado."

Fábio Camargo, deputado estadual (PTB-PR).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]