Brasília (Folhapress) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu ontem mais uma etapa da reforma ministerial. Retornam à Câmara os ministros Aldo Rebelo (Coordenação Política), do PC do B, e Eduardo Campos (Ciência e Tecnologia), pelo PSB. O substituto de Campos será Sérgio Resende, também integrante do PSB e presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Está certo que Romero Jucá (Previdência) assumirá o mandato de senador pelo PMDB, mas o governo não anunciou seu substituto.
A Secretaria de Comunicação de Governo (Secom) deixa de ter status de ministério e passará a ser subordinada à Casa Civil. Com isso, o atual titular, Luiz Gushiken será agora secretário.
A secretaria de Direito Humanos também deixa de ter status de ministério e será subordinada ao Ministério da Justiça.
O secretário Nilmário Miranda será candidato às eleições do ano que vem pelo PT. Já os Ministérios da Coordenação Polícia e do Desenvolvimento Econômico Social serão extintos e fundidos em uma secretaria especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Relações Institucionais, que será comandada pelo ministro Jaques Wagner.
O ministro Tarso Genro (Educação) permanecerá no governo até o próximo dia 27. Seu substituto, o secretário-executivo Fernando Haddad, que chegou a ser anunciado por Genro na manhã de ontem, ainda não foi confirmado pelo Palácio do Planalto.
O porta-voz da Presidência, André Singer, informou ainda que novas mudanças na equipe poderão ser anunciadas na próxima segunda-feira, depois da viagem que o presidente Lula fará a França.
Lula embarcou ontem tarde para participar das comemorações do ano do Brasil na França.
Oposição
Os tucanos avaliaram como irrelevante a reforma ministerial. Após reunião de sua Executiva Nacional, em Brasília, disseram que a mexida na equipe não propiciará a virada política desejada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Está se trocando seis por meia dúzia. É difícil não ter essa sensação", disse o prefeito de São Paulo, José Serra, que é também é presidente nacional licenciado do PSDB.