Santinho do Benett
Projetos encaminhados pelos três poderes ao Orçamento de 2013 preveem a contratação de 61.682 novos servidores públicos federais, o que dever gerar um impacto na folha de pessoal da União de R$ 5,1 bilhões. As últimas propostas com reajustes, reestruturação de carreiras e novas vagas foram entregues à Câmara no dia 31 de agosto. O pacote de projetos prevê que o restante dos novos cargos não preenchidos em 2013 sejam criados nos anos subsequentes. Ao gasto adicional o governo terá de somar os R$ 9,2 bilhões a serem usados com o aumento de 5% nos salários base de setores do funcionalismo público federal, concedido depois de longa negociação com categorias em greve.
Em altaDilma Rousseff
A presidente anunciou corte na tarifa elétrica doméstica e industrial e está cada vez mais solicitada para ajudar nas campanhas a prefeito, o que mostra a boa aceitação do seu governo pela população e o esforço para continuar em alta.
Em baixaBanco Rural
Três dos quatro dirigentes da instituição financeira acusados de gestão fraudulenta no caso mensalão foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), prejudicando a credibilidade do banco.
Expulsos
A Controladoria-Geral da União (CGU) publicou, no Portal da Transparência, o nome de funcionários públicos federais punidos com expulsão. São casos de demissão, cassação de aposentadoria e destituição de cargo em comissão ou função comissionada que ocorreram de 2005 em diante. A relação atual tem dados de até 30 de agosto, contém 3.027 expulsões aplicadas a 2.552 servidores. O cadastro será atualizado mensalmente.
Prédios públicos
A juíza Renata Estorilho Baganha concedeu uma medida liminar, a pedido da coligação de apoio à candidatura de Gustavo Fruet (PDT), que impede que o prefeito Luciano Ducci (PSB) utilize no programa eleitoral a imagem de bens públicos, como escolas, guarda municipal ou outro prédio da administração pública do município. Ducci pode recorrer da decisão. Antes de entrar com a ação, os advogados da coligação de Fruet entraram em contato com a Procuradoria do Município e pediram autorização para gravações em imóveis da prefeitura, o que teria sido negado sob alegação de que configuraria uma cessão do bem público em benefício do candidato.
Pinga-fogo
"Fora campanha, eu não venho. É muito longe."
Marta Suplicy, ex-prefeita de São Paulo, em seu primeiro ato ao lado de Fernando Haddad, depois de uma carreata no Jardim Ângela, extremo Sul da cidade.
* * * * *
Colaboraram: Euclides Garcia e Daniela Neves.
Deixe sua opinião