Mais de 40 vôos atrasaram a partida ou a chegada até 12h deste domingo (12) nos aeroportos de Cumbica e Congonhas, de acordo com o painel da Infraero. A assessoria da Aeronáutica nega que haja uma nova operação-padrão dos controladores de tráfego aéreo em Brasília.
Funcionários das companhias aéreas informam que há um espaçamento maior entre as aeronaves, o que causa atrasos nas chegadas e partidas, em um efeito carrossel. O atraso médio agora é de uma hora e meia.
Em Congonhas, oito chegadas registraram atrasos de 9 minutos até duas horas nesta manhã. O painel também registrou cinco partidas atrasadas. No aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos, 15 chegadas e 16 partidas estavam atrasadas. Um vôo da TAM marcado para 6h30 rumo a Salvador, por exemplo, decolou apenas 12h30.
O empresário Marcos Martinez, de 43 anos, chegou ao aeroporto em Guarulhos às 8h para embarcar rumo a Salvador, na Bahia. O vôo da TAM sairia 11h, mas foi atrasado para 14h20. "Eles (da companhia) falam que é um problema com todas as empresas aéreas. Disseram que não tem autorização para decolar", contou.
Martinez está na sala de embarque e conta que o clima está calmo, apesar de o local estar cheio de passageiros. O empresário contou que as companhias pedem paciência e avisam pelo sistema de som que os vôos estão atrasados.
Os atrasos e cancelamentos de vôos, que prejudicaram mais de 5.000 pessoas entre 25 de outubro e 4 de novembro em todo país, pararam no início da semana e voltaram a acontecer na quinta-feira (9). No sábado, os aeroportos de SP também registraram atrasos.
Curitiba
No aeroporto Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), também ocorreram atrasos. Segundo o supervisor do aeroporto, Erisvaldo Dionísio, os maiores registros problemas em vôos ocorreram entre as 12h e 20h. Neste período, os atrasos chegaram a até 4 horas.
Na sexta-feira 41 vôos tiveram atrasos no Afonso Pena. De acordo com balanço da Infraero, das 6 até as 17 horas de sexta-feira estavam previstos 98 vôos. Destes, 41 apresentaram atrasos. A média da demora foi de 42 minutos para os passageiros.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada
Deixe sua opinião