• Carregando...

O governador Roberto Requião sancionou a Lei de autoria do deputado Barbosa Neto (PDT) que altera as regras e desburocratiza o registro de veículos e de seus condutores no Paraná. Uma das principais mudanças, segundo o autor do projeto, é a comprovação de residência por termo de declaração, firmada juntamente com duas testemunhas, sem a necessidade de autenticação. "Esta Lei facilitará a vida dos menos favorecidos e de moradores da zona rural, que não possuem os comprovantes exigidos, além de todos aqueles que atuam na área", disse o deputado.

História – O deputado federal Ricardo Barros (PP) recorreu à história para justificar seu voto "não" no referendo de amanhã. "Países como a União Soviética, Turquia, Alemanha e China que foram desarmadas e que, impossibilitadas de se defenderem, milhares de pessoas foram caçadas e exterminadas. O desarmamento sempre precede atos de força contra minorias", discursou.

Descoberta – A deputada estadual Cida Borghetti (PP) encaminhou às autoridades federais e estaduais, cópia da ata do Diário do Congresso Nacional de 29 de agosto de 1975, que trata de uma reunião da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados sobre a cura da febre aftosa. De acordo com a deputada, nesta reunião o dr. Loth Garcez do Nascimento, médico curitibano, apresentou uma descoberta do dr. Eurípedes Garcez do Nascimento que acabaria com o surto.

Posse – O ex-vereador Adenival Gomes toma posse hoje como presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores em Curitiba. A posse será durante o 16.º Encontro Municipal do partido, que será realizado neste sábado à tarde no antigo Cine Lido, na Rua Ermelino de Leão.

Aeroporto – Os secretários de indústria e comércio dos municípios que fazem divisa com Curitiba conversaram ontem sobre a necessidade de ampliação da capacidade do Aeroporto Internacional Afonso Pena. O assunto foi discutido durante uma reunião promovido pela Curitiba S.A

Sopão – O lançamento do programa Segundo Tempo, do Ministério dos Esportes, tem servido como um bom palanque para vários pré-candidatos. Nesta semana, em Cornélio Procópio, Região Norte, o projeto foi lançado por Ricardo Gomyde (PC do B), que é presidente da Paraná Esporte e deve concorrer à Câmara Federal, com as presenças dos deputados Luiz Nishomori (PSDB) e Hermes Fonseca (PT) e o secretário Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), que vão disputar uma vaga na Assembléia.

Congresso – Gomyde e o vereador Luizão Stelffeld serão os representantes de Curitiba no encontro nacional do PC do B, que será realizado hoje e amanhã, em Brasília. Os comunistas apostam nas figuras do presidente da Câmara, Aldo Rebelo, e do ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, para o partido crescer e vencer a cláusula de barreira.

Ética – A Comissão de Ética aceitou representação contra o vereador Luís Ernesto (PSDB). O relator escolhido para o processo é o petebista Valdenir Dias. Ernesto, durante uma sessão na Câmara de Curitiba, sugeriu em plenário ter gravado conversas entre companheiros da casa legislativa. Mas depois disse que as gravações feitas são de vereadores apoiando o projeto de lei da autoria dele.

Arquivo – A Comissão de Ética arquivou a representação do vereador Custódio da Silva (PRTB) contra a bancada do PT por quebra de decoro parlamentar. O relator Pastor Gilso de Freitas (PL) pediu o arquivamento e os membros da comissão acompanharam o voto. Custódio acusa os vereadores petistas de pedirem sua cassação para que o suplente, que também é do PT, assuma a vaga.

Decisão – Os tucanos João Cláudio Derosso, Luís Ernesto, Nely Almeida, Rui Hara, Paulo Frote, Dona Lourdes e Mário Celso Cunha estão apoiando o senador Tasso Jereissati para presidir a executiva nacional do PSDB no biênio 2007/2008. A convenção do partido está marcada para o dia 18 de novembro, em Brasília.

Solução – Os marqueteiros do pré-candidato do PPS, Rubens Bueno, estão procurando uma solução para levá-lo ao Palácio Iguaçu. O partido vem negociando com o PTB, PP e o PL para comporem uma chapa visando às eleições de 2006. Bueno sonha com a composição, mas não assume.Pinga-fogo

* O deputado José Scarpellini (PSB) quer que a CPI dos Correios e o Tribunal de Contas do Estado investiguem os contratos da Seguradora Interbrazil, com o Porto de Paranaguá, Fundepar, Copel e as secretarias de Educação e Administração do Paraná.

* Para ele, é muito suspeito que uma empresa que nunca teve tradição no mercado, e que está envolvida nos escândalos de "Caixa 2" tenha conseguido contratos do governo do Paraná.

* O presidente estadual do PSDC, Luiz Adão, está defendendo a candidatura do ex-secretário da Indústria e Comércio Luiz Mussi ao governo do estado.

* Segundo o dirigente do PSDC, o partido também terá candidato à Presidência da República.

* O Tribunal de Contas prorrogou o prazo de entrega pelas prefeituras dos relatórios bimestrais.

* O prazo foi estendido para auxiliar os novos gestores que ainda enfrentam dificuldade para se familiarizar com a contabilidade do município. A nova certidão liberatória é válida até o final de fevereiro. com as certidões os municípios podem tentar recursos financeiros junto ao governo federal e estadual.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]