• Carregando...
 |
| Foto:

O Datafolha e o Ibope, dois dos principais institutos de pesquisa de opinião do Brasil, vão divulgar mais três levantamentos de intenção de voto para o governo do Paraná até o próximo sábado. Na quinta-feira sai a próxima pesquisa Datafolha. Já um dia antes das eleições, os dois institutos vão liberar os últimos levantamentos de intenção de voto para o governo do Paraná. Ao todo, os dois institutos terão realizado oito pesquisas cada um.

Folclore eleitoral

Já era ele: Vinte anos atrás, nos preparativos para a eleição de 1994 no Paraná, o então pouco conhecido Gilberto Carvalho, hoje ministro do governo Dilma Rousseff, já chamava a atenção por seus "poderes" para fazer articulação política. Quem reclamava dele era o professor Emanuel Appel, na época um candidato "histórico" do PT nas eleições locais e que havia sido escolhido candidato ao Senado. A pré-candidatura dele, porém, foi rifada pelo partido em nome da composição. Appel foi à tevê dizer que só então descobriu que estava cercado por "mestres da dissimulação".

Passagem pelo PT

Os presidenciáveis "mais à esquerda" têm algo em comum: todos eles, em algum momento, já passaram pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Eduardo Jorge (PV), Mauro Iasi (PCB), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU) ajudaram a fundar o partido em 1980, ao lado do ex-presidente Lula, mas acabaram tendo divergências com o partido. Além deles, as candidatas Luciana Genro (PSol) e Marina Silva (PSB) passaram pela legenda. Luciana foi deputada estadual e federal pelo PT, e Marina fez parte da sigla entre 1995 e 2009.

Pinga-fogo

"Tudo que eu tinha para falar eu já falei ontem [anteontem]."

Levy Fidelix (PRTB), candidato à Presidência, sobre as declarações feitas no debate da Record, no domingo, no qual declarou que "aparelho excretor não reproduz". Alvo de protestos da comunidade LGBT, ele vai pedir proteção à Polícia Federal.

Colaboraram: Rogerio Galindo, Luan Galani, Vivian Faria e Laura Beal Bordin.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]