Pinga-fogo
"Essa história de que ele é o homem bomba não existe. Ele não é nem homem estalinho."
Técio Lins e Silva, advogado do empresário Fernando Cavendish, afirmando que o ex-dono da Delta não tem nada a dizer a CPI do Cachoeira. Há a expectativa de que os parlamentares aprovem amanhã o requerimento de convocação do empresário.
Pelo segundo dia consecutivo, o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO, foto acima) subiu à tribuna do Senado para se defender das acusações de ligação com os negócios do contraventor Carlos Cachoeira. Em sua fala, o ex-líder do DEM fez ataques à Polícia Federal e disse ser vítima de uma "campanha de demolição" da sua honra para cassar o seu mandato. Demóstenes disse que a PF descumpriu a Constituição Federal ao grampear suas conversas telefônicas sem autorização do Supremo Tribunal Federal, uma vez que tem foro privilegiado por ser congressista. O senador também criticou o fato de o Conselho de Ética do Senado não ter permitido a realização de perícia nos áudios feitos pela Polícia Federal na Operação Monte Carlo, que flagraram sua ligação com Cachoeira. Perito contratado pela defesa do senador sustenta que houve adulteração dos áudios.
Aliás...
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), afirmou ontem que permitirá que Demóstenes faça, se quiser, sua defesa na CCJ dentro do processo de quebra do decoro parlamentar a que responde. A comissão se reúne hoje para votar o parecer do senador Pedro Taques (PDT-MR), favorável ao prosseguimento do pedido de cassação de Demóstenes.
Crescimento
O presidente do PSC de Curitiba, Antônio Borges dos Reis, espera um crescimento de 1.000% na representatividade de sua coligação na Câmara Municipal. Em discurso aos pré-candidatos a vereador do partido, Borges dos Reis disse que espera fazer no mínimo dez vereadores. Hoje, o bloco conta apenas com Julião da Caveira.
Bolsa Artista
Os senadores aprovaram ontem o projeto que cria a Bolsa Artista. De acordo com o texto, o benefício será concedido a artistas em processo de formação o valor será definido em regulamentação posterior. A proposta, que passou em caráter terminativo pela Comissão de Educação e Senado, segue agora para análise na Câmara dos Deputados.
Magoado
Após ter sua candidatura à prefeitura de Cascavel descartada, o deputado federal Alfredo Kaefer (foto abaixo) pode recorrer à direção nacional do PSDB para reaver seu lugar no páreo. Sua candidatura foi rejeitada pelo PSDB local em favor da aliança com o atual prefeito, Edgar Bueno, do PDT. Kaefer disse que existem muitos boatos, mas que "não confirma nem nega" a ideia de recorrer. E não esconde sua mágoa: "A gente ainda está atordoado acompanhando os acontecimentos".
Colaborou: Chico Marés.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast