• Carregando...

A CCJ da Câmara dos Deputados aprovou ontem uma Emenda Constitucional que acaba com a eleição majoritária no país. Pela proposta, ficam com as vagas no Legislativo aqueles candidatos que obtiverem mais votos, independentemente da coligação. O projeto deverá ser analisado agora por uma comissão especial, que ainda será instalada.

Dúvida – O deputado estadual, Carlos Simões (PTB), apresentou oficialmente ontem requerimento para assumir a vaga de Ailton Araújo (PPS) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Araújo foi indicado na cota do PTB, quando ainda estava no partido. Segundo o Regimento, a vaga é da bancada, mas há divergências em relação à composição da CCJ. A decisão ficará por conta do presidente da Assembléia, Hermas Brandão (PSDB), que vai decidir se Araújo sai e quem entra no lugar.

Força – O presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão (PSDB) ganhou ontem a queda-de-braço com o líder do governo, Dobrandino da Silva (PMDB), na votação de um veto do governador a um projeto do Tribunal de Justiça. O governo queria manter o veto, mas Brandão encaminhou pela derrubada e ganhou por 33 votos a 7.

Justificativa – O governador Roberto Requião havia vetado o trecho do projeto de atualização do Fundo de Reequipamento do Poder Judiciário (Funrejus), que dispensa a apresentação das notas de recolhimento das escrituras públicas por parte dos tabeliões. A justificativa do governo é que a medida alteraria a forma de fiscalização do Fundo.

Recuo – O presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão (PSDB), mudou de idéia e decidiu realizar sessões na segunda e na terça-feira. Na segunda-feira, o deputado anunciou que não haveria votações nas vésperas do feriadão. O primeiro-secretário, Nereu Moura (PMDB), considerou a decisão acertada. "O mar não está para peixe. É hora de mostrar serviço", disse.

Trabalho – A Câmara Municipal de Curitiba também terá sessões normais na segunda e terça-feira. De acordo com o presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso, não há motivos para emendar o feriado no início da semana. "Os vereadores moram em Curitiba", disse. Os funcionários da Câmara estão cumprindo uma hora a mais de trabalho nesta semana para emendar o feriado na sexta-feira, 9 de setembro.

Novos tucanos – O PSDB está preparando uma grande festa no sábado, na Sociedade Morgenau, para receber a filiação do vice-prefeito de Curitiba, Luciano Ducci. Além do vice-prefeito, também se filiam ao partido tucano no sábado, os vereadores Dona Lourdes, que saiu do PSB, e Serginho do Posto, que deixou o PPS.

União verde 1 – O vereador Paulo Salamuni (PV) está articulando com lideranças dos partidos verdes de outros países – Alemão, Italiano, Português e outros – manifestações em todo o mundo em solidariedade à senadora colombiana Ingrid Bettancourt, que também pertence ao PV. A senadora era candidata à presidência da Colômbia e está sequestrada há dois anos pelas Farc.

União verde 2 – Salamuni está embarcando amanhã para a Tunísia, para participar do encontro mundial dos escoteiros. O vereador curitibano espera acertar os detalhes das manifestações durante o encontro e na volta realizar um destes eventos em Curitiba, com a presença do deputado Fernando Gabeira.

Desemprego – O desemprego na região metropolitana de Curitiba será discutido hoje, a partir das 14 horas, na Câmara de Vereadores da capital. Um dos palestrantes será o secretário estadual para assuntos metropolitanos, Edson Strapasson. Ele pretende apresentar as medidas do governo estadual para a geração de empregos.

Maratona – O presidente estadual e secretário-geral do PPS, Rubens Bueno, realizou ontem a 30.ª viagem pelo Paraná para receber novos filiados. A maratona começou no início de junho, e ontem, Bueno abonou fichas de lideranças das cidades de União da Vitória e Bituruna.O deputado federal Ricardo Barros (PP) foi parabenizado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), pelo relatório finalizado da Comissão Mista de Reestruturação do Processo Orçamentário. Barros apresentou as mudanças nas regras da tramitação orçamentária na Câmara.

Pinga-fogo

* "Criamos muitas inovações importantes".

* .A diretoria do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) decidiu entrar na briga, ao lado do deputado Rafael Greca (PMDB), contra a transferência para Florianópolis da operação do sistema elétrico do Paraná.

* O presidente do IEP, Luís Cláudio Mehl, afirma que há perigo de desemprego dentro da Copel e das pessoas que trabalham na operação junto ao rio Iguaçu e a Capivari Cachoeira.

* "Se fosse prefeito, gostaria de ter um líder assim", disse Paulo Salamuni sobre a atuação de Mário Celso Cunha (PSDB).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]