O ex-prefeito Paulo Maluf poderá ficar pelo menos três dias internado no Instituto do Coração (Incor) se for submetido nesta tarde a um cateterismo. Ele chegou ao prédio do Incor por volta das 11h e já foi submetido a um eletrocardiograma. Segundo os médicos, como ele já teve um enfarto deverá ser submetido ao cateterismo. Sylvia Maluf, mulher de Maluf, chegou ao Incor praticamente ao mesmo tempo que o ex-prefeito, acompanhada por uma filha.
Numa explicação dada em entrevista ao site do médico Drauzio Varella, o cardiologista e diretor do Serviço de Eletrocardiologia do Instituto do Coração (INCOR) Carlos Alberto Pastore informa que o cateterismo é um exame feito por uma punção na artéria por onde se introduz um cateter que vai até as artérias coronárias que irrigam o coração. A seguir, injeta-se um contraste e filma-se a vascularização do órgão. Segundo ele, o exame é considerado o exame mais completo para detectar se existe obstrução nas coronárias e é um exame invasivo, mas sem grande risco.
Pastore explica ainda que o cateterismo só em situações 'extremamente graves'. "Se a pessoa chega queixando-se de dor no peito e o diagnóstico do eletrocardiograma é infarto do miocárdio, é preciso fazer um cateterismo rapidamente para tentar desobstruir a artéria comprometida.
No entanto, na avaliação cardiológica, ele não cabe, porque temos condições de verificar o desempenho do coração recorrendo a outros exames bastante confiáveis e não invasivos e que, feitos com periodicidade, permitem determinar a evolução da doença", diz ele na entrevista.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião