Muitos balões, shows, carreatas e manifestações na Esplanada dos Ministérios marcam nesta quinta-feira as comemorações do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Uma caravana com quase 300 veículos vai invadir a Esplanada sob o comando do cantor Sérgio Reis, em um ato de protesto contra a violência sexual infanto-juvenil.
A carreata leva o nome Siga Bem Criança, uma alusão ao programa Siga Bem Caminhoneiro apresentado pelo artista. Haverá apresentações de música e dança com as bandas Afro Reggae, Olodum Mirim, Araketu, Há Ono Beko e Casa de Farinha.
Alguns órgãos federais também festejarão a data com a adoção de medidas de enfrentamento ao problema. No Ministério da Justiça, por exemplo, o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, assina portaria instituindo um grupo de trabalho para integrar as ações de seu ministério co iolência. O ministro da Educação, Fernando Haddad, também participa da cerimônia.m o Ministério da Saúde para o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de abusos.
Na mesma cerimônia, Patrus e o secretário nacional dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, assinam com a Agência dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional (Usaid) termo aditivo de cooperação técnica para a sistematização do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes (PAIR). Na ocasião, o Ministério da Saúde lança o documento Marco Teórico Referencial da Saúde Sexual e Reprodutiva do Jovem e do Adolescente.
Já do lado de fora do Ministério da Justiça será realizada manifestação de estudantes de escolas públicas do Distrito Federal. Cerca de mil meninos e meninas ao ritmo da bateria mirim de uma escola de samba de Brasília, subirão a rampa do Congresso Nacional para entregar ao presidente da Câmara um abaixo-assinado pedindo a aprovação dos projetos de lei elaborados pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Exploração Sexual. O encerramento das comemorações está previsto as 22h, depois do show Vida: Uma Sexualidade Segura e Protegida.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Deixe sua opinião