O Movimento Brasil Contra a Corrupção nascido nas redes sociais faz mais um protesto na manhã desta quarta-feira em Brasília. Os manifestantes ocupam uma das pistas da Esplanada dos Ministérios, entre a Biblioteca Nacional e a Catedral. A Polícia Militar estima que até agora 13 mil pessoas participem do protesto, embora o número de manifestantes esteja aumentando. Eles começam agora a caminhar em direção à Praça dos Três Poderes, onde vão cantar o Hino Nacional.
- O diferencial é que este é um movimento do povo sem vinculações com sindicatos ou partidos. A UNE (União Nacional dos Estudantes) nem nos procurou porque está comprada pelo PT - comentou a organizadora do evento, Daniela Kalil, de 32 anos, corretora de imóveis.
Em Brasília, os manifestantes contam com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outras entidades, porém sem vinculação político partidário. Os advogados vieram vestidos com camisetas pedindo a manutenção dos poderes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para investigar juízes. Entre eles, está o ministro do conselho Jefferson Kravchinchin, que preferiu não dar entrevista.
Embora o movimento tenha panfletado nas cidades-satélites do DF, a maior parte do público é de classe média. Na manifestação realizada em Sete de Setembro 35 mil pessoas participaram da marcha.
O movimento desta quarta-feira se repete em pelo menos outras 18 cidades, entre elas o Rio de Janeiro, onde a concentração se dará a partir das 13h em Copacabana. Em Curitiba, a concentração está prevista para as 14 horas, na Praça Santos Andrade.