O ministro da Fazenda, Guido Mantega, acredita que o vice-presidente da República, José Alencar, estará na posse da presidenta eleita, Dilma Rousseff, no próximo dia 1º. O ministro falou à imprensa após visitar Alencar por pouco mais de 40 minutos no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista.
"Acho que ele tem condições porque está se recuperando. Não é uma opinião médica, evidentemente. Mas pela lucidez eu acho que ele vai ter condições de estar lá."
Segundo Mantega, Alencar estava bem disposto e os dois conversaram bastante, principalmente, sobre economia. Durante o encontro, Alencar ressaltou sua vontade de comparecer à cerimônia de posse. "Ele quer terminar a missão dele como vice-presidente", destacou Mantega.
O ministro também disse estar feliz com os elogios feitos por Alencar a Dilma e ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Na quinta-feira (23), o vice-presidente elogiou a manutenção de Mantega no comando do ministério no próximo governo.
"Fico muito feliz de receber esse elogio, principalmente dele que foi um grande amigo o tempo todo e teve uma participação fundamental no governo", disse o ministro.
Internado com uma hemorragia intestinal grave, Alencar foi submetido a uma cirurgia de emergência na última quarta-feira (22). Foi a 17ª intervenção cirúrgica em cerca de 13 anos de luta contra o câncer. O procedimento não conseguiu, entretanto, conter o sangramento. O problema só foi controlado neste sábado (25), com o auxílio de medicamentos.
De acordo com a equipe médica, a presença de Alencar na cerimônia de posse vai depender a evolução do quadro clínico durante os próximos dias.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia