• Carregando...

Luiz Cláudio Romanelli não gostou da resposta dada por Rafael Iatauro às denúncias da oposição de gastos exagerados com cartões corporativos. Na explicação, o secretário afirmou que o número de servidores no governo Requião aumentou em 77%, dando mais munição para a oposição criticar o governo. "Eles criaram um factóide e depois outro em cima do que disse o Iatauro. Só quem está aqui exercendo o mandato sabe como os temas são tratados", disse Romanelli.

Mãozinha 2 – Iatauro não recebeu com simpatia o recado do líder do governo para que cada um fique no seu canto. "Que pessoal complicado. Eu só estava tentando ajudar", disse o secretário-chefe da Casa Civil.

Convocado – O presidente do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBPQ), Carlos Artur Krüger Passos, vai ter que prestar esclarecimentos aos deputados estaduais no dia 30, às 11 horas, na sala das comissões. Ele vai explicar as denúncias de repasse supostamente irregular de quase R$ 20 milhões de verbas estaduais ao instituto, para a fiscalização de obras rodoviárias. O presidente da Comissão de Comunicação, Marcelo Rangel (PPS), disse que conseguiu ontem "ratificar" o documento assinado pelos deputados na semana passada. O IBQP nega as acusações.

No colo – Os deputados estaduais ficaram apreensivos com a decisão do governador Roberto Requião (PMDB) de puxar a Assembléia Legislativa para a briga com o Ministério Público. Agora, o poder de definir se o MP vai ter mais ou menos dinheiro está na mãos dos parlamentares. "Estamos no fogo cruzado e vamos acabar sendo atingidos", prevê o relator do orçamento, Nereu Moura (PMDB).

Conflito – O deputado Tadeu Veneri (PT) foi para Cascavel, ontem, acompanhar a situação entre os proprietários da fazenda da Syngenta e trabalhadores sem-terra. Disse que vai organizar uma audiência pública na cidade para falar sobre o conflito, que, no entender dele, foi um ato de execução por parte dos vigilantes da fazenda.

Mutilado – O deputado estadual Antônio Belinati (PP) defendeu uma proposta inusitada ontem em discurso na Assembléia. Ao protestar contra o assassinato de uma menina de 10 anos em Maringá, que foi estrangulada e violentada sexualmente no domingo, o parlamentar disse que é preciso mudar com urgência o Código Penal. "Tem que ser permitido no Brasil castrar todo maníaco sexual", afirmou.

Campanha – Mesmo com a reitoria invadida por estudantes, o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Carlos Augusto Moreira Júnior, ontem não deixou de fazer campanha para viabilizar sua candidatura à prefeitura de Curitiba no ano que vem. Ele é pré-candidato pelo PMDB. Nesta segunda-feira, Moreira visitou lideranças do partido na Assembléia Legislativa.

Almoço – Moreira Júnior reuniu-se com o deputado estadual Alexandre Curi, presidente do Conselho Político do PMDB de Curitiba. Ele convidou o parlamentar para ser um de seus coordenadores da campanha. Depois, eles almoçaram com o deputado Mauro Moraes, o parlamentar peemedebista mais votado em Curitiba. Hoje, está previsto um encontro do reitor com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes (PMDB), e com lideranças empresariais.

Rasgado – O líder do prefeito Beto Richa (PSDB) na Câmara Municipal, Mário Celso Cunha (PSB), rasgou ontem, na tribuna, o jornal do Sindicato do Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc). A publicação acusava, juntamente com outros 30 vereadores, de votar contra a categoria. A ira do vereador chegou a tanto que ele ameaçou apresentar um projeto de lei para deixar apenas um servidor público à disposição do Sismuc, mandando que os demais, que ocupam cargos na diretoria, voltem ao trabalho.

* * * * *

"O (Rafael) Iatauro acabou dando uma resposta inapropriada. Quando vai explicar, tem que fazer por inteiro e não por partes."

Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), líder do governo na Assembléia, criticando o chefe da Casa Civil por "atravessar" o trabalho dos deputados.

* * * * *

Pinga-Fogo

Como quase nada neste mundo se cria e a maioria das coisas se copia, o vereador de Curitiba Tico Kuzma (PSB) decidiu lançar o seu blog após ler reportagem da Gazeta do Povo, publicada ontem, que mostrava os diários on-line de três deputados paranaenses. O blog de Kuzma entrou no ar ontem.

••• A Câmara de Curitiba aprovou ontem, em primeira votação, o novo plano de carreiras da Guarda Municipal.

••• O plano assegura aos guardas municipais reajustes salariais imediatos de 8,63% aos servidores de primeiro a terceiro níveis.

••• Também serão atingidos pelas alterações aprovadas os servidores que tiverem classificação de crescimento vertical por merecimento, com 15% de ganhos sobre o salário anterior.

••• E ainda receberão 6,36% de reajuste na tabela salarial os servidores que conquistaram crescimento vertical anterior à vigência da proposta aprovada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]