Interatividade
Você acha que as eleições precisam de mais transparência? Por quê?
Escreva paraleitor@gazetadopovo.com.br
Jornalistas, estudantes de Jornalismo, Sistemas de Informação e Estatística se reuniram no último sábado, em Curitiba, para o Hackaton Eleições uma maratona de programação que analisou os dados das eleições de 2014. Durante o evento, que ocorreu na Universidade Positivo, o grupo se debruçou sobre os dados disponíveis sobre as eleições de 2014 para dar mais transparência ao processo eleitoral.
Durante doze horas, os participantes compilaram dados sobre doadores, votação de deputados por cidades do estado e despesas dos candidatos durante a campanha. Profissionais e estudantes também participaram de oficinas sobre orçamento público, jornalismo de dados e produziram pautas a partir dos dados coletados. De maneira colaborativa, os jornalistas e profissionais de sistemas puderam analisar de forma mais completa os dados disponibilizados pelos órgãos públicos.
Para a coordenadora do Grupo de Jornalismo de dados da UP, Rosiane Correia de Freitas, o Hackaton Eleições inverte a lógica tradicional desse tipo de evento, em que existe uma competição entre grupos para solucionar um único problema. "Nós buscamos uma forma colaborativa de transformar os dados das eleições em informação", comentou. Nos próximos dias, os dados coletados durante o Hackaton devem estar disponíveis por meio de um site e aplicativo para celular.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou