Atacante holandês Van Persie marcou na vitória do Manchester| Foto: Phil Noble/Reuters
CARREGANDO :)

Depois das eleições, os senadores terão cerca de um mês e meio de trabalho. O tempo curto causa reflexos e o principal deles é uma agenda lotada de votações importantes em novembro e dezembro. Um dos projetos essenciais é o orçamento da União para 2013. Antes do recesso do fim do ano, o Senado terá de definir quais serão as novas regras para o repasse dos recursos do Fundo de Participação dos Estados. Além desta e outras matérias, os parlamentares ainda acompanham os trabalhos da CPI do Cachoeira e analisam a Medida Provisória 579 que possibilita a redução das tarifas de energia pagas pelo consumidor em 2013. Facilitar e agilizar as votações é de interesse da presidência da Casa. Em fevereiro de 2013, encerra o mandato do atual presidente, José Sarney (PMDB), que deve esforçar-se para encerrar a pauta. Para isso, o senador busca promover acordos entre os líderes partidários.

Agenda

Publicidade

Amanhã: os senadores devem votar a Medida Provisória do Código Florestal, ela é o primeiro item da pauta de votação do plenário da Casa. Também na terça-feira, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado sabatina o magistrado Teori Zavascki, indicado pela Presidência da República para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal.

Contas difíceis

Com pouco tempo e muitas votações pela frente, o Congresso Nacional ainda terá de fazer esforço maior para analisar o Orçamento de 2013. A proposta, enviada pelo Executivo em 30 de agosto, está desatualizada. Na época, o governo previa crescimentos de 3% em 2012 e 4,5% em 2013. Em 13 de setembro, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu taxa de 2% para este ano.

Vídeo

A candidata a vice-prefeita pelo PT, Miriam Gonçalves, conseguiu o que o seu líder de chapa, Gustavo Fruet (PDT), não teve até agora: uma gravação em vídeo ao lado de Lula. Ela foi convidá-lo para os 30 anos do escritório de advocacia Declatra e ele, apesar de recusar o convite por estar no México, gravou um vídeo de 7 minutos fazendo vários elogios à petista. O vídeo pode ser visto pelo You Tube.

Publicidade

Calendário

Desde o último sábado, os candidatos a prefeito e vereador, assim como os fiscais de partidos e mesários, não podem ser presos, com exceção do caso de flagrante. A medida, adotada 15 dias antes do pleito, tem a intenção de prevenir tumultos no processo eleitoral. Na quinta-feira acaba o prazo para o eleitor requerer a segunda via do título eleitoral, dentro do seu domicílio eleitoral.

Pinga-fogo

"Você vê que o meu estado físico é bom. Eu chutei o sapato junto. Você viu como o meu corpo retorceu? Eu estou muito orgulhoso daquilo."

José Serra (PSDB-SP), candidato a prefeitura de São Paulo, sobre foto de ‘cobrança de pênalti’, durante campanha. O candidato chutou a bola e perdeu o sapato.

Publicidade

Colaboraram: Daniela Neves e Taiana Bubniak.