O deputado federal Marcelo Almeida (PMDB) foi eleito ontem à noite coordenador da bancada do Paraná no Congresso Nacional. O parlamentar vai exercer o cargo até fevereiro de 2014. Cabe ao coordenador, entre outras tarefas, a interlocução entre os congressistas do estado e os governos estadual e federal.
Almeida foi escolhido por aclamação após um acordo com o também deputado Assis do Couto (PT). Pela negociação, que evitou uma disputa eleitoral entre os dois, Couto vai assumir o posto no próximo ano. "A gente precisa construir uma grande força política para enfrentar os temas que importam ao Paraná", afirmou o petista.
O novo coordenador, que assume o lugar do deputado Osmar Serraglio (PMDB), falou em unidade de interesses. "Eu tenho a capacidade de aglutinar pessoas, de varrer para dentro, de pensar no coletivo", disse. "Temos de tirar esse estigma do Paraná dividido."
Almeida apresentou um conjunto de seis propostas aos colegas. A primeira é identificar os principais projetos de interesse do estado em tramitação na Câmara e, a partir disso, manter uma agenda de encaminhamento e mobilização nas comissões. O deputado citou o novo projeto de lei que trata da destinação exclusiva dos royalties do petróleo para a educação. Almeida também propôs uma agenda de encontros mensais dos integrantes da bancada, além de reuniões com as Casas Civis dos governos estadual e federal.
O novo coordenador da bancada paranaense exerceu um mandato anterior na Câmara dos Deputados, na legislatura passada, também como suplente. Antes, foi vereador em Curitiba. Empresário, o deputado é herdeiro do grupo C. R. Almeida.