O governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), assumiu nesta quinta-feira (1°) pela terceira vez o comando do estado e prometeu trabalhar a partir de amanhã (2) para melhorar a situação das áreas da saúde e segurança, que classificou como "caóticas" em seu discurso de posse.
Miranda foi empossado em cerimônia na Assembleia Legislativa do Tocantins na manhã desta quinta-feira. Em discurso de cerca de 20 minutos, o novo governador fez duras críticas ao governador que deixa o cargo, Sandoval Cardoso que não compareceu à posse e prometeu empenho para retomar o desenvolvimento do estado.
"Enfrentaremos com firmeza e determinação todos os desafios e haveremos de recolocar o nosso estado na posição desejada pelo nosso povo. Visualizo a situação caótica em que se encontra a saúde e a segurança que estão a exigir uma ação pronta e eficaz, que adotarei a partir de amanhã. Procuraremos reencarrilhar o nosso estado nos trilhos do desenvolvimento, investindo na geração de emprego e renda, no incentivo ao agronegócio, agroindústria e outros setores produtivos", prometeu.
Miranda governou o Tocantins de 2002 a 2009, quando foi cassado por abuso de poder econômico e político na eleição de 2006, acusado de distribuir a eleitores brindes, casas, óculos, cestas básicas e consultas médicas por meio do programa social do governo, sem autorização legislativa e sem previsão orçamentária.
O novo governador não citou o episódio no discurso, mas fez uma referência a Nelson Mandela ao dizer que aprendeu com o líder da África do Sul "a importância do perdão e de sempre manter viva a chama da esperança e do amor, mesmo nos momentos de injustiça".
Eleito no primeiro turno com 360.640 votos 51,3% dos votos válidos , Miranda tem como vice-governadora a empresária Cláudia Lelis, que entrou na chapa para substituir o marido, Marcelo Lelis, após impugnação da candidatura dele pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Natural de Goiânia, com 53 anos, Miranda foi deputado estadual por três vezes e presidiu o legislativo estadual por duas ocasiões. Ao começar seu terceiro mandato como governador do Tocantins, ele se disse mais preparado para a função.
"Me sinto mais estimulado a reescrever uma nova página da história politica e administrativa do nosso estado, promovendo as mudanças que o povo espera. Buscaremos a qualquer custo a boa governança".
Da Assembleia Legislativa, Miranda seguiu para o Palácio do Araguaia, onde recebeu a faixa governamental do atual gestor, Sandoval Cardoso. À tarde, o novo governador virá à Brasília para participar da posse da presidenta Dilma Rousseff.
Governo Lula cobra fatura de aliança com Lira nesta última semana do Legislativo
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Não é só nos EUA: drones sobrevoam base da Força Aérea americana e empresas estratégicas na Alemanha
Juiz de Brasília condena Filipe Martins por suposto “gesto racista” em sessão do Senado
Deixe sua opinião