Os votos da eleição municipal de 2012 para vereadores de Maringá, no Norte do Paraná, deverão ser recontados e uma nova distribuição das vagas para a Câmara Municipal deverá ser feita em seguida. A decisão é do ministro João Otávio de Noronha, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O juiz da 66ª Zona Eleitoral de Maringá, Devanir Manchini, deu cumprimento à decisão no último dia 8. De acordo zona eleitoral da cidade, a recontagem deverá ser feita até esta sexta-feira (12). Ainda cabe recurso da decisão de primeira instância.

CARREGANDO :)

A determinação atende a pedido da coligação "Maringá de Toda Nossa Gente" (PDT-PV), que pediu a redistribuição dos votos obtidos pelos candidatos do PV. Na época, houve uma dissidência no diretório municipal do PV. Uma ala do partido se uniu ao PDT para disputar as vagas na Câmara e outra parte permaneceu sozinha. Os dois grupos do PV apresentaram pedido de registro do partido.

Em primeira instância, foi deferido apenas o registro do grupo que contava com apoio do PDT. Por isso, essa parte do PV alega que quando os resultados da eleição de 2012 foram divulgados, a Justiça Eleitoral unificou os candidatos do partido, juntando o PV coligado ao PV dissidente, o que teria alterado o quociente eleitoral. O registro do PV isolado foi indeferido pelo juiz de primeiro grau e a decisão foi mantida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

Publicidade

O que muda

Como escreve o ministro em sua decisão, "a partir do momento que for efetivada a recontagem dos votos atribuídos no pleito eleitoral à coligação PV/PDT e aplicadas as regras do quociente eleitoral, a referida coligação passará a ter 15.643 votos. Considerando que o atual quociente eleitoral é 12.527 votos, ela adquirirá uma cadeira na Câmara Municipal de Maringá".

Com a mudança do quociente eleitoral, provavelmente os candidatos Luizinho Gari (3.428 votos) e João Batista da Silva (1.715), ambos do PDT, podem constar na nova relação de eleitos e devem assumir as vagas de Carlos Mariucci (PT), com 1.956 votos, e Adilson Cintra (PSDB), conhecido como Adilson do Bar, com 1.522 votos.