• Carregando...

Curitiba – O começo hoje da propaganda gratuita para o referendo sobre a proibição do comércio de armas não é apenas uma questão civil, é também um jogo político. Prova disso são os pesos-pesados do marketing político que entram em cena para coordenar as campanhas publicitárias das duas frentes.

De um lado, pelo voto não, está o paranaense Chico Santa Rita, um dos coordenadores da campanha que levou Fernando Collor de Melo ao Palácio do Planalto. Do outro, os publicitários Elysio Pires e Paulo Alves, a favor do sim, pela frente Brasil Sem Armas. Pires já participou de campanhas para Tancredo Neves e o ex-presidente Itamar Franco.

Santa Rita, comparando-se a um técnico de futebol, diz que não vai revelar a escalação de seu time antes de entrar em campo, mas dá algumas dicas do que virá. "O plano estratégico eu não posso contar, porque isso é entregar o ouro para o bandido. Senão o outro lado vai se preparar. Nosso enfoque será fundamentalmente desmitificar a mentira. Durante meses vem sendo feita uma lavagem cerebral na cabeça da população. Não vai haver desarmamento com o referendo. Os bandidos vão continuar armados. É como diz um de nossos slogans, desarmamento: seria bom se fosse verdade."

Estrelas

Os adversários, com o apoio de um grande número de artistas e famosos, têm como estratégia massificar o sim e o número dois (número do sim na urna eletrônica). "Como é um período muito curto, é quase um jogo de cara ou coroa. A estratégia é massificar o sim e o dois. Em todas as inserções comerciais usaremos aquele balãozinho de história em quadrinhos, um com a palavra sim e outro com o número dois. Os artistas vão segurá-lo durante seus depoimentos", relata Pires.

Alves acredita que o tema é uma causa que "empolga muito, é por isso que temos muita adesão voluntária, isso é uma vantagem, as pessoas famosas veiculam melhor a mensagem". Os irmãos João Moreira Salles e Walter Salles foram dois que se prontificaram a ajudar o lado do sim. Alguns comerciais estão sendo gravados pelos dois na produtora em que são donos, a Videofilme, no Rio de Janeiro.

Fernanda Montenegro, Luciano Huck, Angélica, Xuxa, Chico Buarque e Marcos Palmeira são outros que estrelam a turma do sim. Mas a debandada de artistas para a outra frente não assusta Santa Rita. "Nada assusta, nosso artista principal é a verdade. É com ela que nós vamos trabalhar. Acho que a população cada vez mais entende que o ator entende do seu trabalho, que é atuar, mas não de questões de segurança pública. Essa não é uma questão emocional."

Palmadas

Santa Rita promete desmitificar a mentira do desarmamento. "É como um filho que é pego mentindo e leva umas palmadas. É isso que a gente vai fazer. Vamos dar umas palmadas na bundinha de quem está mentindo."

Serviço: no rádio, as propagandas serão veiculadas às 7 horas e às 12 horas. Na televisão, às 13 horas e às 20 horas. O referendo será no dia 23 de outubro e o voto é obrigatório. As pessoas devem responder a seguinte pergunta: "O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?"

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]