Atualizado em 02/03/06, às 18h46
A indefinição dos tucanos faz o PT sair à frente na disputa pelo governo do estado de São Paulo. Pesquisa realizada pelo Ibope, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo, que será divulgada nesta quinta-feira, mostra pela primeira vez a ex-prefeita Marta Suplicy (PT) à frente na disputa, com 26% das intenções de voto. Em segundo aparece o ex-governador Orestes Quércia (PMDB) com 20%, seguido por Carlos Apolinário (PDT), com 5%, José Aníbal (PSDB), com 4%, Guilherme Afif Domingos (PFL), com 2%, e Beto Mansur (PP), também com 2%.
Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos para cima ou para baixo, Marta e Quércia podem estar no limite de um empate. O ex-governador fica na frente quando o adversário petista é Aloizio Mercadante, com 26% a 14%.
O PT marcou para o dia 7 de maio as prévias que vão definir seu candidato à sucessão do tucano Geraldo Alckmin.O PSDB ainda não escolheu seu candidato ao governo do estado. Alckmin disputa com o prefeito José Serra a candidatura a presidente da República. Por isso, nenhum dos dois nomes é cogitado ainda na disputa pelo governo do estado. Além de José Aníbal, que tem interesse no posto, também pode ser escolhido como candidato o ex-ministro da Educação, Paulo Renato, que já foi cogitado pelo partido.
Marta Suplicy ficou na frente nos três cenários da pesquisa estimulada - quando os nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado. Em outra alternativa, quando colocado o nome do ex-governador Paulo Maluf na disputa, ele parece tirar votos de Orestes Quércia. A ex-prefeita petista fica com 23% das intenções de voto, Orestes Quércia com 17% e Paulo Maluf com 13%. O tucano José Aníbal ficaria com 3%.
O nome do ex-ministro da Educação Paulo Renato também foi testado numa pesquisa estimulada, mas a diferença em relação ao desempenho de José Aníbal foi pouca. Com Paulo Renato na disputa pelo governo de São Paulo, Marta Suplicy ficou com 25% e Quércia com 21%, seguidos por Carlos Apolinário (6%) e Guilherme Afif Domingos (3%). Paulo Renato ficou em quinto lugar, com 2%.
Na pesquisa espontânea, onde o entrevistado diz o nome sem que seja apresentada a ele alguma opção, Alckmin lidera as intenções de voto com 16%. Os demais candidatos aparecem bem distantes: Marta Suplicy com 3%, Orestes Quércia com 2% e Paulo Maluf com 2%. José Serra obteve 2% das citações, seguidos pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e Aloizio Mercadante, ambos com 1%.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT