Já falando como se o candidato a prefeito do PT, Fernando Haddad estivesse eleito, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, afirmou na manhã deste domingo (28) que foi extremamente arriscada a escolha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo nome do ex-ministro da Educação para ser o candidato do partido na capital paulista.
"Ele tem uma enorme intuição e acertou, pois era quase impossível (ganhar com um novato), com risco gigantesco", disse, ao chegar a café da manhã organizado pelas lideranças do PT em um hotel em São Paulo.
A ministra, que chegou a ser pré-candidata do partido, disse que Haddad será um bom prefeito, São Paulo voltará a funcionar e haverá um resgate de projetos iniciados por ela quando comandou a cidade e que foram abandonados. "O PT vai voltar a dirigir esta cidade e cuidar principalmente da periferia, que foi abandonada", afirmou.
Marta afirmou ainda que a derrota do candidato do PSDB, José Serra, será "especial", acusando-o de baixar o nível da campanha eleitoral. "Tendo Serra como adversário, isso era esperado", disse, sem responder, no entanto, se uma eventual derrota significaria o fim da carreira do político tucano. "Não cabe a mim dizer isso."
Sobre uma possível aposta do PT em um novo nome para 2014, para a eleição a governador, como fez com Haddad agora, Marta também desconversou. "Conjuntura é conjuntura. Não dá para falar agora sobre isso", disse.
O clima de otimismo de Marta também se refletiu entre os políticos que estavam presentes no café da manhã do PT. O hotel, na região da Avenida Paulista, é o mesmo em que o presidente Lula comemorou as vitórias em 2002 e 2006 e também deve sediar a festa de Haddad, caso seja eleito. No entanto, é provável que haja uma comemoração na própria Avenida Paulista na noite de hoje.
O minério brasileiro que atraiu investimentos dos chineses e de Elon Musk
Desmonte da Lava Jato no STF favorece anulação de denúncia contra Bolsonaro
Fugiu da aula? Ao contrário do que disse Moraes, Brasil não foi colônia até 1822
Sem tempo e sem popularidade, governo Lula foca em ações visando as eleições de 2026
Deixe sua opinião