Marcos Galvão, ex-número dois da embaixada do Brasil em Washington, será o substituto de Juscelino Dourado na chefia-de-gabinete do Ministério da Fazenda. O diplomata já vinha trabalhando com a equipe chefiada por Antônio Palocci.

CARREGANDO :)

Chapa quente – O grupo de deputados que sonha apeá-lo do cargo não é a única pedra no sapato de Severino Cavalcanti (PP-PE). Vem aí chumbo grosso contra o presidente da Câmara. E, ao menos por ora, não parte do colega de partido José Janene (PR).

O álibi 1 – O PP se lançou em uma operação para oficializar a versão de que o dinheiro sacado por João Cláudio Genu, assessor de Janene, foi utilizado para pagar honorários dos advogados do deputado Ronivon Santiago.

Publicidade

O álibi 2 – Para dar contornos de realidade à história, o grupo liderado por Janene queria pagar o Imposto de Renda relativo ao valor que teria coberto os honorários.

Contra o relógio – Acionado para iniciar a operação, o tesoureiro-geral do PP, Leodegar Tiscoski (SC), recusou-se a cooperar. Seu imediato na tesouraria é o próprio José Janene. O recolhimento do IR deve ser feito antes do depoimento de Genu à CPI do Mensalão.

Em casa – Novo melhor amigo de Lula, Severino tem despachado com certa regularidade no gabinete do ministro que indicou: Márcio Fortes (Cidades).

Flashback – Cercado por um batalhão de repórteres ontem ao entrar no gabinete de João Paulo Cunha, José Dirceu descalçou as sandálias da humildade que vinham lhe apertando os pés. Chamado a gravar uma entrevista, disparou: "Agora você quer mandar na minha vida?" E não gravou.Torneio de dominó – Dada a inatividade reinante na Câmara, o mundo se pergunta quais seriam os "problemas de agenda" a impedir que Arlindo Chinaglia (PT-SP), Aldo Rebelo (PC do B-SP) e Eduardo Campos (PSB-PE) prestem seus depoimentos no processo de cassação de José Dirceu.

Risco no calendário – Nem na semana que vem, porque há feriado, nem na seguinte, pois é preciso esperar que a caravana parlamentar volte de Nova Iorque. A votação em plenário do pedido de cassação de Roberto Jefferson (PTB-RJ) deve ocorrer em 21 de setembro.

Publicidade

Casa de esquina – Mauricio Marinho, o dos R$ 3 mil, disparou mensagens simultâneas a Roberto Jefferson e ao PT. Para agradar a quem lhe acenar de volta, está disposto a fazer adaptações no que já disse sobre a corrupção nos Correios.

Desculpem... – A dada altura de sua exposição à imprensa sobre o PIB do primeiro semestre, Paulo Bernardo apontou para um gráfico e explicou: "Como vocês podem ver nesta pizza"...

...a nossa falha – Percebendo que havia usado a palavra da hora, o ministro do Planejamento não se apertou: "Ou melhor, como vocês podem ver neste disco".

Novo filão – Entusiasmada com o depoimento de João Francisco Daniel, a CPI dos Bingos deve convocar o chefe-de-gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, e o outro irmão do prefeito assassinado Celso Daniel, Bruno, que estaria disposto a confirmar as denúncias.

Caminho de volta – Tadeu Rigo, nomeado interinamente por Luiz Dulci para a área de publicidade depois da extinção da Secom, será efetivado. As contas dos ministérios, unificadas por Luiz Gushiken, devem ser descentralizadas.

Publicidade

TIROTEIO

* Do deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA), sobre Lula, que desistiu de ir ao estádio assistir Brasil x Chile no domingo:

– O presidente deve ter percebido que quem torce pelo Brasil não torce mais por este governo. Por via das dúvidas, achou melhor ficar com a tevê.