O deputado estadual Mauro Moraes (PMDB) faz previsão de causar arrepios no partido. Afirma que o vereador mais votado de Curitiba deve chegar na frente de muitos prefeituráveis, principalmente Carlos Moreira Junior (PMDB). A estimativa é que o partido vai precisar de 27 mil votos para eleger um vereador.
A explicação de Moraes para o desempenho inexpressivo de Moreira é que o candidato não tem o perfil que o curitibano quer, não tem eloqüência, não tem identificação com a população e não fez nada pela cidade. "Há 9 meses já dizia que ia ser um fiasco", lembra. "E nunca escondi que torço pelo Beto", emenda.
Fogo amigo
O presidente estadual do PMDB, deputado Waldyr Pugliesi, lamentou que os colegas de legenda Mauro Moraes e Reinhold Stephanes Júnior estarem pedindo votos para Beto Richa e não Carlos Moreira na campanha para a prefeitura de Curitiba. "A esperteza está ficando esperta. É como o torcedor do Atlético Paranaense torcer para o Coritiba, e vice-versa."
Livre
O prefeito de União da Vitória, Hussein Bakri (PSDB), diz estar prestes a se livrar da intervenção estadual no município decretada pelo Poder Judiciário. Embora o governador até hoje não tenha nomeado um interventor, o tucano afirma que a prefeitura fez um acordo para pagar a dívida trabalhista dos precatórios e só falta ser deferido pela Justiça.
Gafe 1
O mestre--de--cerimônias da inauguração da nova máquina da Klabin, em Telêmaco Borba, informou erroneamente que o deputado estadual Antônio Anibelli (PMDB) era o presidente da Assembléia Legislativa e ainda o chamou de Aníbal.
Gafe 2
O governador Roberto Requião registrou, em discurso, apenas uma queixa sobre a solenidade de inauguração na indústria papeleira. Lamentou que o vinho chileno servido no almoço não era bom o suficiente para ser oferecido aos amigos de um dos acionistas da empresa, o ex-senador Pedro Piva.
Limite
O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB), está propondo que sejam limitadas as justificativas de faltas dos vereadores na Casa. Ele propõe que sejam três faltas consecutivas por mês ou cinco alternadas, exceto em casos de doença com atestado médico, luto, gala e desempenho em missões oficiais do Legislativo.
Jobim na CPI
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, confirmou que vai depor CPI dos Grampos amanhã. Jobim, que deveria ter ido à comissão de inquérito na semana passada, foi convocado depois de afirmar que a Abin possui equipamento que permite fazer interceptações telefônicas.
Inveja
O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso disse ontem, em Curitiba, que os índices de aprovação e de intenção de votos de Beto Richa (PSDB) são de "dar inveja". Para FHC, Richa é um dos futuros grandes líderes da política nacional.
Atendendo a pedidos
O deputado federal Marcelo Almeida (PMDB), que já foi secretário estadual de Obras e presidente do Detran no governo de Roberto Requião, atende sempre a qualquer pedido feito pelo eterno "chefe". Atendendo um desses pedidos, Almeida gravou participação ontem no programa de Moreira.
Mulher no secretariado
O candidato do PTB à prefeitura de Curitiba, Fabio Camargo, afirmou que a prefeitura da capital é machista e que ele, caso eleito, se compromete a nomear 30%, no mínimo, de secretárias mulheres.
Audiências
Os candidatos Beto Richa e Ricardo Gomyde (PCdoB) participam hoje, às 9h30, das audiências do Comitê Cidadania e Voto Consciente. Até quinta-feira, os oito candidatos à prefeitura de Curitiba serão recebidos na sede da OAB Paraná.
Darci Casagrande
O jornalista e escritor Eduardo Sganzerla lança hoje na Assembléia Legislativa o livro Darci Casagrande a história de um idealizador. O evento começa às 15 horas no Salão Nobre da Assembléia.
Pinga-fogo
A oposição ficou indignada com o que seria "ingratidão" de Mario Roque (PMDB) em relação ao governo e abusou das provocações. "O barco dele afundou e agora atira naquele que o serviu. Ele tem de nadar até a margem do Canal da Galheta para pedir desculpas ao chefe", sugeriu o deputado Valdir Rossoni (PSDB). Para ele, foi a atitude mais mais ridícula da política paranaense.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são