O lançamento do foguete de sondagem VSB-30, previsto para quinta-feira, foi mais uma vez adiado, por causa do mau tempo, informou a Agência Espacial Brasileira (AEB).
Chuvas ocorridas na manhã desta quarta-feira suspenderam a última simulação de lançamento, fundamental para o envio do foguete. Vai haver uma nova tentativa na sexta-feira, que dependerá das condições climáticas.
"Infelizmente, pelas condições meteorológicas da manhã, houve um atraso cumulativo empurrando nossa jornada de trabalho para bem mais tarde. Achou-se por bem atrasar a operação por mais 24 horas", disse o coronel Rogério Luiz Veríssimo, diretor do Centro de Lançamento de Alcântara.
Segundo o comando da operação, o cronograma de lançamento está sendo mantido, pois considera as janelas de lançamento entre os dias 11 de julho e 17 de julho.
"É uma situação normal em qualquer lançamento, acontece em todos os países", afirmou o coronel Olympio Achilles de Faria Mello, diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).
Segundo ele, por conta da simulação ter sido suspensa não haveria tempo de preparar a carga útil, retirada do foguete, para propulsão na quinta-feira.
O lançamento do foguete de sondagem estava inicialmente previsto para esta quarta-feira, mas tinha sido retardado em um dia por atrasos no cronograma de procedimentos.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia