As condições meteorológicas foram, pela quarta vez, a principal inimiga da missão brasileira que levaria o foguete VSB-30 ao espaço neste sábado.
Ventos de altitude mais fortes que o desejável complicaram a contagem regressiva do Centro de Lançamento de Alcântara, iniciada nesta manhã. A expectativa é de que haja condições climáticas favoráveis para o lançamento na próxima segunda-feira, informou a Agência Espacial Brasileira nesta tarde.
Inicialmente previsto para a última quarta-feira, a missão foi adiada por três vezes consecutivas ao longo da semana por razões operacionais e meteorológicas.
O lançamento faz parte da chamada Operação CumãII e tem por objetivo conduzir nove experimentos brasileiros para testes em ambiente de microgravidade.
O vôo total do foguete é estimado em 20 minutos, sendo 6 minutos e meio em ambiente de microgravidade. Após o lançamento, a carga útil do veículo de sondagem (onde se localizam os experimentos) volta à atmosfera terrestre. Após cair no mar, é resgatado por uma equipe de busca da Aeronáutica.
O Centro de Alcântara tem até o dia 19 de julho para concluir a missão.