O Ministério da Educação (MEC) usou seu site para exaltar a gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Notícia publicada às 20h45 de anteontem relata homenagem que Lula receberá de universidades federais do Rio de Janeiro, na próxima semana, e reproduz declarações elogiosas do ministro Aloizio Mercadante (PT) ao ex-presidente: "Lula foi, seguramente, o presidente que mais fez pela educação do País, em especial pelo ensino superior".
Procurado, o MEC não comentou os motivos da publicação. O portal da pasta costuma publicar informações acerca de ações do ministério, notas oficiais, números de educação.
No texto, Mercadante diz que "o MEC está honrado pelo reconhecimento ao presidente Lula por parte das universidades federais do Rio". A notícia também cita realizações do ministério sob a gestão de Lula: "Na gestão do ex-presidente foram criadas 14 universidades federais e 126 câmpus universitários. Programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Universidade para Todos (ProUni), voltados para o acesso ao ensino superior, foram ampliados ou tiveram as regras reformuladas para ampliar as condições de ingresso".
O texto ficou em destaque na página do MEC até o início da tarde de ontem.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Deixe sua opinião