Alianças
PSDB sonda partidos da base aliada
Folhapress
Brasília - O PSDB deflagrou nos bastidores a busca por aliados nas eleições presidenciais de outubro para enfrentar a dobradinha PT-PMDB que juntos somam as maiores bancadas no Congresso e no comando dos estados brasileiros. Os tucanos avançaram nas conversas com PTB, PMN e PSC, mas também miram no apoio do PP em torno da candidatura do ex-governador José Serra (PSDB) ao Palácio do Planalto.
O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) é um dos nomes cotados para a vice-presidência da chapa de Serra, caso o PP decida formalizar a coligação com o PSDB. Os pepistas, no entanto, esperam maior definição do cenário eleitoral nos estados antes de bater o martelo em favor da aliança com o PSDB ou com o PT de quem são aliados no governo Luiz Inácio Lula da Silva.
Brasília - Um grande aparato tecnológico deve marcar o evento de lançamento da pré-candidatura de José Serra à Presidência, que acontecerá amanhã, a partir das 10 horas, em Brasília. A solenidade deverá reunir até 3 mil pessoas e, para atrair a atenção dos presentes, o comando tucano está investindo em recursos virtuais, o que incluirá até mesmo um telão de LCD, no qual será exibida a página de Twitter de Serra, com as postagens mais recentes do pré-candidato. A estimativa inicial de custo do evento, de R$ 300 mil, já foi ultrapassada. O gasto pode chegar a R$ 500 mil.
Serra é esperado para discursar ao meio-dia e deve ocupar o microfone por pelo menos uma hora. Antes dele, a partir das 10h30, falarão os presidentes do PSDB, DEM e PPS, o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso e o ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves. A cada um foi concedido um tempo médio de 10 minutos. A modelo e apresentadora de tevê Ana Hickmann foi escolhida como mestre de cerimônia da festa.
Quatro telões vão compor o cenário do palco, junto a um grande banner com as cores do partido azul e amarelo. Além de mensagens postadas no Twitter de Serra e do presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, os telões vão exibir, ao longo da cerimônia, depoimentos em vídeo de militantes em apoio à pré-candidatura de Serra.
Os tucanos querem inovar também na apresentação dos discursos. A organização do evento resolveu trocar a tradicional "mesa de autoridades" por um púlpito, ocupado por um orador de cada vez, para concentrar as atenções da plateia.
A cerimônia será transmitida pela internet, por meio do site do PSDB (www.psdb.org.br).Vinte computadores ficarão à disposição do público para apresentar espaços da militância em mídias sociais, casos do Twitter, Orkut, Facebook e Youtube. A ideia é engajar os simpatizantes à candidatura Serra de forma organizada também no ambiente virtual.
Deixe sua opinião