A apresentação do secretário estadual da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, ontem, na Assembleia Legislativa do Paraná, teve seu momento mais tenso com a intervenção feita pelo deputado Tadeu Veneri (PT, foto). O deputado petista questionou Hauly sobre a instalação da Defensoria Pública no Paraná. Na resposta, Hauly disse que o governo vinha se esforçando para cumprir as obrigações com o funcionalismo público. Na réplica, Veneri disse que Hauly fazia um papel "melancólico" na Assembleia e que "não conseguia responder uma pergunta simples". Ofendido, Hauly, disse que "lamentável" era o depoimento do petista: "Nunca ouvi um parlamentar do seu partido fazer isso comigo em 20 anos de Congresso. Lamento esse pronunciamento infeliz".
Aliás...
Hauly admitiu ontem que está deixando o governo Beto Richa. "Volto para o Congresso para ajudar o PSDB a discutir a reforma tributária e a questão da federação, que vive agora sua maior crise. Vou ajudar o presidente do nosso partido, Aécio Neves", disse. A oficialização da saída de Hauly só depende da escolha do sucessor. A mudança de Reinhold Stephanes da Casa Civil para a Fazenda é uma das possibilidades discutidas no governo.
Agente de trânsito
A Câmara Municipal de Curitiba pode votar hoje o projeto lei de autoria da prefeitura que cria mil cargos de agente de trânsito. O objetivo da proposta é a substituição gradativa, mediante concurso público, dos profissionais cedidos pela Urbs à Secretaria Municipal de Trânsito.
Visitas do interino do TJ
O presidente interino do Tribunal de Justiça do Paraná, Paulo Vasconcelos, recebeu ontem o presidente da OAB-PR, Juliano Breda. Segundo a assessoria do TJ, Breda disse que a OAB vai apresentar aos candidatos à presidência do tribunal as principais reivindicações e propostas do órgão ao Judiciário. No início da tarde, foi a vez de Vasconcelos visitar a Assembleia Legislativa do Paraná. Vasconcelos destacou a necessidade de Legislativo, Executivo e Judiciário trabalharem em conjunto.
Expediente
Com o objetivo de reduzir gastos, a prefeitura de Umuarama, no Noroeste do Paraná, determinou que o expediente seja reduzido em diversos setores. A expectativa é alcançar uma economia de R$ 200 mil até o fim do ano.
Remuneração
A Assembleia Legislativa aprovou ontem, em segunda discussão, o projeto de lei do Executivo que altera o regime de pagamento dos procuradores do Estado. A proposta altera a remuneração para a forma de subsídio e extingue gratificações e premiações.
Esportistas políticos
O presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, assinará na quinta-feira a filiação ao PSB. A intenção é lançá-lo ao Senado. Já o PSDB acelera as negociações com o técnico de vôlei Bernardinho, recém-filiado ao partido, para que ele dispute o governo do Rio. Além disso, os tucanos querem se aliar ao PSB para lançar o deputado federal Romário ao Senado.
Pinga-fogo
"Se na nomeação de ministros do Supremo o presidente Lula não foi criterioso, imagine com seus demais assessores."
Aécio Neves (MG), presidente nacional do PSDB, sobre a declaração do ex-presidente Lula (PT). O petista afirmou que seria mais criterioso hoje para fazer indicações de ministros ao STF.
Colaboraram: William Kayser, Guilherme Voitch e Bruna Maestri Walter.
Lula está acordado e passa bem sem sequelas após cirurgia cerebral de emergência
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Congresso dobra aposta contra o STF e reserva R$ 60 bi para emendas em 2025
Milei completa um ano de governo com ajuste radical nas contas públicas e popularidade em alta