As declarações da ministra do Turismo, Marta Suplicy, desdenhando os problemas que os passageiros têm enfrentado nos aeroportos brasileiros irritaram parlarmentares, principalmente os da CPI do Apagão na Câmara. A ministra, que depois se desculpou, disse que os passageiros deveriam "relaxar e gozar".
O deputado Vic Pires Franco (DEM-PA) apresentou um requerimento convocando a ministra para dar explicações sobre o que o ministério tem feito para melhorar a situação dos turistas. Vic Pires disse que Marta tratou com desrespeito milhares de passageiros.
Em depoimento nesta quinta-feira à CPI da Câmara o ex-presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) Fernando Perrone defendeu a necessidade de regulação da prestação dos serviços aéreos . Ele afirmou que o atual marco regulatório está defasado e desatualizado.
Sobre a convocação de Marta, o presidente da CPI, Marcelo Castro (PMDB-PI), disse que não vê necessidade porque ela já teria se explicado. O relator da CPI, Marco Maia (PT-RS), também considera que a ministra já se retratou, mas disse que ela demonstrou falta de conhecimento do que esses problemas estão causando no turismo brasileiro.
- Passageiros e usuários têm todo direito de reclamar, de se queixar das dificuldades que existem nos aeroportos, principalmente da falta de informações dos vôos. Acho que faltou a ela dimensão do real impacto que isso significa para o turismo brasileiro - disse Marco Maia, colega de partido da ministra.
Para o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), as declarações da ministra foram um desrespeito à CPI. Segundo ele, a retratação não tira o caráter de deboche da afirmação de Marta Suplicy.
- Ela precisa pensar melhor no que diz. Foi um desrespeito à CPI - afirmou.Jefferson Péres pede a demissão de Marta
O senador Jefferson Péres (PDT-AM) criticou nesta quinta-feira, na tribuna do Senado, a declaração da ministra do Turismo, Marta Suplicy, que disse que os brasileiros vítimas do caos aéreo deveriam relaxar e gozar, porque os transtornos podem ser esquecidos. Para Péres, junto com a nota de desculpas pela frase, divulgada na tarde de ontem, Marta deveria ter apresentado também sua carta de demissão.
- Eu respeitaria dona Marta se, junto com as desculpas, ela apresentasse sua carta de demissão. O que ela fez é impensável. Há um deboche com os sofrimentos dos usuários e com as pessoas que esperam horas e horas com atrasos e cancelamentos de vôos - disse o senador.
Para Péres, Marta só disse o que disse porque não utiliza aeroportos comerciais:
- É o desprezo de quem sobe e desce de de avião em base aérea, em um jatinho da FAB, e não sofre atraso algum. A patuléia dos aeroportos que se lixe.CPI do Apagão vai convocar Waldir Pires
A CPI aprovou nesta quarta-feira requerimentos para a convocação do ministro da Defesa, Waldir Pires, e do comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, sem data marcada. Além disso, a CPI aprovou a criação de uma subcomissão para ir aos EUA ouvir os depoimentos de Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, pilotos que estavam no jato Legacy que se envolveu no acidente com avião da Gol em setembro, quando morreram 154 pessoas.
A visita aos EUA, entretanto, ainda não está certa. Depois de muita polêmica, ficou acertado que a comissão só viajará se houver certeza de que os pilotos americanos se dispõem a falar. Inicialmente, o requerimento previa que a viagem não teria custos para a Câmara, mas essa idéia foi derrotada com o argumento de que seria missão oficial.
Já no Senado, o ex-ministro de Infra-estrutura e ex-presidente da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), Ozires Silva, defendeu na terça-feira a participação de capital privado na gestão dos aeroportos , hoje totalmente controlados pela Infraero, como alternativa para resolver os problemas do setor aéreo brasileiro.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou