As declarações da ministra do Turismo, Marta Suplicy, desdenhando os problemas que os passageiros têm enfrentado nos aeroportos brasileiros irritaram parlarmentares, principalmente os da CPI do Apagão na Câmara. A ministra, que depois se desculpou, disse que os passageiros deveriam "relaxar e gozar".

CARREGANDO :)

O deputado Vic Pires Franco (DEM-PA) apresentou um requerimento convocando a ministra para dar explicações sobre o que o ministério tem feito para melhorar a situação dos turistas. Vic Pires disse que Marta tratou com desrespeito milhares de passageiros.

Em depoimento nesta quinta-feira à CPI da Câmara o ex-presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) Fernando Perrone defendeu a necessidade de regulação da prestação dos serviços aéreos . Ele afirmou que o atual marco regulatório está defasado e desatualizado.

Publicidade

Sobre a convocação de Marta, o presidente da CPI, Marcelo Castro (PMDB-PI), disse que não vê necessidade porque ela já teria se explicado. O relator da CPI, Marco Maia (PT-RS), também considera que a ministra já se retratou, mas disse que ela demonstrou falta de conhecimento do que esses problemas estão causando no turismo brasileiro.

- Passageiros e usuários têm todo direito de reclamar, de se queixar das dificuldades que existem nos aeroportos, principalmente da falta de informações dos vôos. Acho que faltou a ela dimensão do real impacto que isso significa para o turismo brasileiro - disse Marco Maia, colega de partido da ministra.

Para o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), as declarações da ministra foram um desrespeito à CPI. Segundo ele, a retratação não tira o caráter de deboche da afirmação de Marta Suplicy.

- Ela precisa pensar melhor no que diz. Foi um desrespeito à CPI - afirmou.Jefferson Péres pede a demissão de Marta

O senador Jefferson Péres (PDT-AM) criticou nesta quinta-feira, na tribuna do Senado, a declaração da ministra do Turismo, Marta Suplicy, que disse que os brasileiros vítimas do caos aéreo deveriam relaxar e gozar, porque os transtornos podem ser esquecidos. Para Péres, junto com a nota de desculpas pela frase, divulgada na tarde de ontem, Marta deveria ter apresentado também sua carta de demissão.

Publicidade

- Eu respeitaria dona Marta se, junto com as desculpas, ela apresentasse sua carta de demissão. O que ela fez é impensável. Há um deboche com os sofrimentos dos usuários e com as pessoas que esperam horas e horas com atrasos e cancelamentos de vôos - disse o senador.

Para Péres, Marta só disse o que disse porque não utiliza aeroportos comerciais:

- É o desprezo de quem sobe e desce de de avião em base aérea, em um jatinho da FAB, e não sofre atraso algum. A patuléia dos aeroportos que se lixe.CPI do Apagão vai convocar Waldir Pires

A CPI aprovou nesta quarta-feira requerimentos para a convocação do ministro da Defesa, Waldir Pires, e do comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, sem data marcada. Além disso, a CPI aprovou a criação de uma subcomissão para ir aos EUA ouvir os depoimentos de Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, pilotos que estavam no jato Legacy que se envolveu no acidente com avião da Gol em setembro, quando morreram 154 pessoas.

A visita aos EUA, entretanto, ainda não está certa. Depois de muita polêmica, ficou acertado que a comissão só viajará se houver certeza de que os pilotos americanos se dispõem a falar. Inicialmente, o requerimento previa que a viagem não teria custos para a Câmara, mas essa idéia foi derrotada com o argumento de que seria missão oficial.

Publicidade

Já no Senado, o ex-ministro de Infra-estrutura e ex-presidente da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), Ozires Silva, defendeu na terça-feira a participação de capital privado na gestão dos aeroportos , hoje totalmente controlados pela Infraero, como alternativa para resolver os problemas do setor aéreo brasileiro.