Mal virou oposição e o senador e ex-petista Flávio Arns (PSDB-PR) não perde oportunidade de criticar o governo federal, comandado por sua ex-legenda. A última bronca do novo tucano foi contra a ideia do Planalto de criar o Bolsa Celular. A proposta do governo é distribuir telefones celulares para famílias que recebem o Bolsa Família, com crédito mensal de R$ 7. "Melhor faria o governo se começasse a pensar uma forma de que as pessoas deixassem de precisar do Bolsa Família, com geração de empregos e melhor distribuição de renda." Arns parece ter esquecido que fazia parte da base aliada de Lula no Senado: "Afinal, o que foi feito nos últimos sete anos para que a telefonia celular alcançasse efetivamente os brasileiros menos favorecidos?"
Cópia
Os bares e casas noturnas do Paraná serão obrigados a instalar equipamentos de gravação fotográfica de documento para identificar os clientes. A medida foi apresentada ontem na Assembleia Legislativa em forma de projeto de lei de Stephanes Junior (PMDN). Ele diz que se a proposta virar lei vai reduzir atos violentos e baderna dentro e próximo das casas noturnas.
Medo
Os funcionários do Palácio Araucária, sede provisória do governo estadual, estão com medo de andar nos oito elevadores que existem no prédio. Ontem, por exemplo, três elevadores estavam parados e um funcionando precariamente. Os servidores contam que as máquinas já foram trocadas e os funcionários da empresa de elevadores costumam ir tanto lá que tem gente achando que cumprem expediente no edifício. O problema mais comum é a incidência de pessoas presas nos elevadores. A saída é subir até seis andares pela escada.
Madrugada adentro
Determinada a aprovar a integração da Venezuela ao Mercosul com uma margem de pelo menos dez votos, a base aliada vai colocar o protocolo de adesão em votação no plenário do Senado amanhã. A votação já foi adiada duas vezes por falta de segurança dos governistas na aprovação da proposta. Desta vez, a oposição enviou recados de que não pretende obstruir a votação, mas aplicar a estratégia de esgotar o debate. Na prática isso significa que a sessão de quarta-feira deverá ser longa e poderá se estender madrugada adentro.
Treinamento
A um ano da eleição de 2010, o Palácio do Planalto contratará empresa para treinar 200 funcionários a lidar com a imprensa e a divulgar ações do governo. Serão gastos R$ 99.506,66 para a realização de três cursos com os temas Formação em Porta-vozes, Comunicação e Políticas Públicas e Gestão da Comunicação e Novas Mídias.
Maringá
Até meados de dezembro, a 1.ª Vara Criminal de Maringá tenta dar conta de processos iniciados antes de 2006. O mutirão começou ontem, quando um acusado de tentativa de homicídio foi absolvido por falta de provas. Esse foi um dos 13 julgamentos que devem ser realizados na cidade para o cumprimento da chamada Meta2, determinação do CNJ.
* * * * *
Requerimento
Prevendo que não vai ser aberta a CPI do Lixo, o deputado estadual Tadeu Veneri (PT) quer informações do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) sobre todos os licenciamentos ambientais concedidos em 2008 e 2009, as medidas compensatórias de melhorias ambientais que devem ser desenvolvidas pelas empresas e os relatórios de todos os julgamentos de recursos sobre licenças. "Vemos muitos questionamentos e precisamos de respostas", afirmou.
* * * * *
Pinga-fogo
"Estou há 19 anos aqui e nunca vi uma CPI funcionar. Nenhuma deu resultado."
Do presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Justus (DEM), reafirmando que não há motivação nenhuma em criar uma CPI para investigar o Instituto Ambiental do Paraná (IAP).