• Carregando...

No dia seguinte ao pior bate-boca público entre ministros do STF, o presidente da instituição, Gilmar Mendes, um dos protagonistas da troca de desaforos, junto com o ministro Joaquim Barbosa, disse que "a imagem do Judiciário é a melhor possível". Mendes esteve ontem de manhã na Câmara, onde se reuniu por uma hora com o presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP). Em entrevista rápida, o ministro evitou falar sobre o episódio no plenário do Supremo.

Questionado se havia uma crise institucional ou se a imagem do Supremo estava arranhada, Gilmar respondeu: "Não há crise. Não há arranhão. O tribunal tem trabalhado muito bem. Nós temos tido resultados expressivos. A imagem do Judiciário é a melhor possível". Sobre a transmissão ao vivo das sessões, o que permite o registro de bate-bocas como o que ocorreu anteontem, Mendes disse que alguns juízes propõem uma discussão sobre isso, mas que o modelo está estabelecido.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também descartou a existência de uma crise institucional no Poder Judiciário. "(Estou) longe de ver uma crise institucional porque dois homens divergem, se desentendem. Se fosse assim, não haveria mais futebol porque tem briga em campo de futebol todo santo dia", disse o presidente. O ministro da Justiça, Tarso Genro, declarou que o bate-boca foi uma desavença interna momentânea e disse que o episódio "não vai alterar a qualidade do Supremo e o alto nível de seus debates e decisões".

Cancelada

A sessão de ontem do STF foi cancelada. Segundo fontes extraoficiais, para evitar novo confronto. Após a sessão tumultuada de quarta-feira, Barbosa foi embora sem falar com ninguém. Gilmar convocou reunião a portas fechadas com os ministros. Depois de três horas, os ministros divulgaram nota de apoio a Gilmar. O documento é assinado por oito ministros: Cezar Peluso, Ayres Britto, Marco Aurélio, Carmen Lúcia, Menezes Direito, Celso de Mello, Eros Grau e Ricardo Lewandowski – todos, com exceção de Gilmar, Joaquim e Ellen Gracie (que não estava no tribunal). A nota diz que os ministros do STF "reafirmam a confiança e o respeito ao senhor ministro Gilmar Mendes na sua atuação institucional como presidente do Supremo, lamentando o episódio ocorrido nesta data".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]