O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, recebeu em seu gabinete, na manhã desta quinta-feira (25), uma comissão de trabalhadores sem-terra da Via Campesina. O ministro ganhou uma cesta de frutas e vestiu o boné da organização. Segundo a assessoria do Ministério, as lideranças apresentaram alguns dos problemas que afligem os pequenos produtores rurais e entregaram ao ministro uma pauta de demandas.
A agenda dos trabalhadores sem-terra inclui o fortalecimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), maior apoio do Ministério ao cooperativismo e estruturação de uma política de pesquisa e transferência de tecnologia da Embrapa para a agricultura camponesa e assentamentos. Mendes Ribeiro garantiu que analisará os pedidos ponto a ponto.
No site do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), o coordenador da entidade diz que "vestir o boné da Via Campesina foi um gesto importante". "Esperamos que o ministro Mendes Ribeiro possa dar respostas concretas à nossa pauta, para que possamos desenvolver os assentamentos e produzir mais alimentos".
Cerca de mil camponeses da Via Campesina estão acampados em Brasília desde segunda-feira, 22, no estacionamento do ginásio Nilson Nelson. Após pressionar o governo por meio da ocupação do Ministério da Fazenda, a Via Campesina realizou audiências nesta quinta em quatro ministérios.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Quais são as piores rodovias do Brasil que estão concedidas à iniciativa privada