• Carregando...
Contrato do Brasil com a Bolívia prevê a compra de até 30 milhões de metros cúbicos por dia. Mas, atualmente, segundo Lobão, o Brasil está usando apenas 20 milhões | Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
Contrato do Brasil com a Bolívia prevê a compra de até 30 milhões de metros cúbicos por dia. Mas, atualmente, segundo Lobão, o Brasil está usando apenas 20 milhões| Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (foto), disse ontem que está praticamente "mendigando" ao Ibama a licença para a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, maior empreendimento elétrico do PAC. "Estamos quase mendigando ao Meio Ambiente a autorização para construir Belo Monte. É uma hidrelétrica da qual não podemos abrir mão. O Brasil necessita como nunca da construção dessa usina para garantir segurança energética", afirmou. Segundo Lobão, a demora na concessão da licença ambiental prévia, que deveria ter saído em outubro, vai atrasar a obra em pelo menos um ano. O início da operação ocorrerá em 2015, e não em 2014 como estava previsto inicialmente. Belo Monte terá potência de 11 mil megawatts, a segunda maior do Brasil, atrás apenas de Itaipu, no Rio Paraná, que tem 14 mil megawatts.

Número

R$ 675 milhões de recursos destinados originalmente para a Previdência do estado do Rio Grande do Sul, no orçamento do ano que vem, foram redirecionados pela base da governadora Yeda Crusius (PSDB) para a construção e manutenção de estradas. O valor corresponde a 70% dos R$ 965 milhões depositado no Fundo de Equilíbrio Previdenciário do governo estadual – que tem por objetivo reduzir, no longo prazo, o déficit da Previdência gaúcha. A liberação dos recursos para obras foi criticada por ocorrer justamente em ano eleitoral e por frear o equilíbrio das contas previdenciárias.

Fora do páreo

A pesquisa Datafolha para o governo do Paraná repercutiu no Twitter, onde o ministro Paulo Bernardo vaticinou: "Comentei com o Beto Richa a pesquisa Datafolha. Equilíbrio entre ele e Osmar Dias. Concordamos que Alvaro Dias está fora do páreo." Bernardo se reuniu ontem com Beto no lançamento de um programa habitacional.

Expulso

A Comissão Executiva Regional do PSB do Distrito Federal expulsou da legenda o deputado distrital Rogério Ulysses, que é acusado de envolvimento no esquema de corrupção do DF, conhecido como mensalão do DEM. A decisão unânime foi tomada pelo partido após análise e relatório do Conselho de Ética do PSB.

Protógenes fora

O ministro dos Esportes, Orlando Silva, desistiu de nomear o delegado Protógenes Queiroz (PCdoB), da Polícia Federal, para a Comissão de Segurança em Estádios, órgão da pasta. O Ministério da Justiça, a quem a PF é subordinada, não o liberou até agora. Como Protógenes deve ser candidato no ano que vem, teria de se desimcompatibilizar até abril. Portanto, acabaria fican do pouco tempo no cargo.

Novo líder

A bancada de vereadores de oposição ao prefeito Beto Richa (PSDB), formada por petistas e pemedebistas, terá um novo líder a partir do próximo ano. A liderança estará a cargo do vereador Algaci Túlio (PMDB, foto). Hoje, o atual líder da oposição é o vereador Jonny Stica (PT).

Pinga-fogo

"Dona Marisa já está com um cartão vermelho para mim há 20 dias. Não posso ser expulso justamente na véspera de Natal, quando a gente precisa mais de carinho e chamego"

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, falando para catadores de papel em São Paulo, ao fazer uma analogia entre sua vida conjugal e seus discursos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]