| Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo

Os oito governadores do PSDB vão discutir neste domingo, em Belo Horizonte, uma proposta de consenso para a disputa interna pelo comando do partido: devem apoiar a recondução do atual presidente, Sérgio Guerra (foto acima), a mais um mandato, mas com a criação de um conselho político para dividir as decisões. Fernando Henrique Cardoso deve ser o presidente desse colegiado, no qual teriam assento o ex-governador José Serra, o senador Aécio Neves e os ex-senadores Tasso Jereissati e Arthur Virgílio, entre outros nomes históricos do partido. A ideia foi costurada por FHC e pelos governadores Marconi Perillo (GO) e Simão Jatene (PA), que tentam vencer o veto do grupo de Serra à permanência de Guerra na presidência do PSDB.

CARREGANDO :)

Para pensar...

"Estamos buscando uma articulação com o Congresso Nacional que permita termos um resultado que satisfaça a história de nosso país. Temos totais condições de aprovar neste ano. Vejo muita sensibilidade no Congresso para essa aprovação."

Publicidade

José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça, sobre a tentativa de criar uma Comissão da Verdade, para apurar crimes durante a ditadura militar no Brasil.

Capacetes e placas

Depois de muita polêmica na semana passada, deve ser votado nesta segunda-feira na Câmara de Curitiba o projeto que exige a pintura da placa da moto no capacete do condutor. A ideia, do vereador do PSB Tico Kuzma (foto 1, à dir.) pretende evitar o uso do capacete como "máscara" em assaltos ou outros crimes. No entanto, vários vereadores já revelaram que o projeto é inconstitucional, já que não pode haver legislação municipal sobre trânsito.

Público e privado

A Promotoria de Defesa do Patrimônio Público de Londrina abriu procedimento para investigar se funcionários da Centronic, empresa de vigilância contratada pela prefeitura de Londrina para fazer a segurança de prédios públicos entre 2009 e 2010, teriam trabalhado no prédio da Rádio Brasil Sul, que pertence ao prefeito Barbosa Neto (PDT). O prefeito, que negou as irregularidades, deve depor sobre o caso na próxima semana. "Não tem recurso público na Rádio Brasil Sul", garantiu.

Publicidade

Qual suplente?

O Supremo Tribunal Federal avisa que decidirá no próximo dia 27 qual será a regra para definir quem assume a vaga nos parlamentos quando necessário. Há uma dúvida sobre se a cadeira fica para o suplente mais votado da coligação ou se para o partido do legislador afastado. Dependendo da decisão, a composição da Câmara dos Deputados pode mudar novamente.

Mais cargos

Para viabilizar a criação da Secretaria da Micro e da Pequena Empresa, a presidente Dilma Rousseff propõe a criação de 70 cargos, sendo 68 de confiança, além das funções de ministro e secretário-executivo. O impacto da criação desses cargos será de R$ 6,5 milhões em 2011, conforme a justificativa do projeto, se forem preenchidos em abril. O projeto de lei foi encaminhado na sexta-feira ao Congresso.

Pinga-fogo

Publicidade

"Espero que ele vá para a Comissão de Ética, e que seja cassado. Porque ele é recorrente no ato de desqualificar e tornar uma discussão que pode ser feita em alto nível numa discussão de baixo calão que não leva a nada, a não ser à desarmonia da sociedade."

Marta Suplicy (foto 2), senadora (PT-SP), sobre o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ).