| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
CARREGANDO :)

Justiça mineira fez ontem a primeira audiência para ouvir testemunhas no processo do esquema conhecido como mensalão tucano. O ex-ministro do Turismo Walfrido dos Mares Guia, que é réu no processo, acompanhou a audiência em Belo Horizonte. Já o publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza, acusado de gerenciar o esquema de desvios, não compareceu. O Ministério Público do Estado afirma que a campanha de reeleição do então governador – e atual deputado federal – Eduardo Azeredo (PSDB, foto) desviou R$ 3,5 milhões de estatais mineiras em 1998.

Mais poder

Publicidade

O colegiado que reúne presidentes de Assembleias Legislativas decidiu ontem encaminhar ao Congresso, ainda neste ano, PECs que dão mais autonomia aos estados para legislar sobre assuntos que hoje são de competência da União. As mais controversas são os que permitem que estados, Distrito Federal e municípios possam fixar porcentuais mínimos do orçamento em investimentos em saúde e decidam sobre mudanças no direito processual. As propostas incluem ainda leis que envolvem propaganda, trânsito, transporte, educação, licitações e contratos do setor público. A Constituição determina que Assembleias Legislativas podem protocolar as PECs, mas é preciso reunir a assinatura de ao menos 14 Casas. Até agora, 13 delas haviam aderido. Segundo o presidente da Assembleia paranaense, Valdir Rossoni, ele deve se reunir após o carnaval com os representantes de Minas e São Paulo na capital paulista para conversar sobre a proposta. "Ter mais autonomia é bom. Vejo com simpatia, mas preciso tomar conhecimento da proposta para poder analisar melhor antes de aderir."

Alencar

Os médicos decidiram manter o ex-vice-presidente José Alencar internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Desde quarta-feira, eles avaliavam a possibilidade de dar alta ao ex-vice. No entanto, na tarde de ontem, chegaram à conclusão que o melhor é que ele permaneça internado. O quadro clínico de Alencar é estável. Ele foi internado no dia 9 deste mês por causa de uma perfuração no intestino e uma peritonite (inflamação das membranas que revestem a camadas abdominal).

Cobrança

O presidente da OAB, Ophir Cavalcante, cobrou ontem do governo federal o cumprimento da sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos sobre os crimes cometidos durante a Guerrilha do Araguaia. Neste processo, o Brasil foi condenado a promover medidas de promoção da verdade e da justiça em relação às graves violações aos direitos humanos cometidas por agentes públicos durante a ditadura militar no Brasil. O presidente da OAB afirmou que o julgamento do STF, que confirmou a validade da Lei da Anistia em abril do ano passado, não interfere no processo de reparação às vítimas.

Publicidade

Para pensar...

"É preciso mostrar que aquela família de comercial de margarina não existe ou existe ao lado de muitas outras famílias diferentes. A ausência de leis não significa que a realidade [da união de pessoas do mesmo sexo] não exista."

Jean Wyllys, deputado federal (PSol-RJ), em seu primeiro discurso na Câmara dizendo que, como primeiro deputado federal eleito assumidamente homossexual, trabalhará principalmente pela garantia dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais. O ex-BBB prometeu apresentar e lutar pela aprovação de uma PEC que reconheça o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.

Uma gracinha

A presidente Dilma gravou uma participação especial que deverá ir ao ar no programa de estreia da apresentadora Hebe Camargo na Rede TV!, em 15 de março. O encontro foi no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência. Hebe chegou por volta das 8h30. Elas tomaram café da manhã juntas. Acompanhadas das câmeras, as duas caminharam abraçadas nos corredores do Alvorada e visitaram a capela do lado de fora do prédio principal.

Publicidade