A Mesa Diretora da Câmara decretou nesta quarta-feira (4) a perda do mandato do deputado Jerônimo Reis (DEM-SE). A decisão deverá ser publicada nesta quinta-feira (5) e o suplente será chamado para tomar posse na Casa.
Reis foi condenado por improbidade administrativa pelo Tribunal de Justiça de Sergipe por ter nomeado funcionários fantasmas quando era prefeito de Largarto, no interior do estado. Entre as penalidades está a suspensão de direitos políticos e a cassação do mandato do parlamentar.
O advogado do parlamentar perdeu o prazo para recorrer da decisão ainda no âmbito do TJ. Com isso, a decisão foi considerada transitado em julgado [quando não cabe mais recurso]. Apesar disso, o parlamentar tentou recorrer junto ao Supremo Tribunal Federal para reverter a cassação, mas não obteve sucesso.
No mês passado a Mesa já tinha debatido o tema, mas a perda do mandato não foi decretada porque houve pedido de vistas do deputado Nelson Marquezeli (PTB-SP). Nesta quarta-feira, o tema voltou à pauta e a perda do mandato foi decretada.
A decisão deverá ser publicada nesta quinta-feira (5). A partir daí deverá ser chamado a tomar posse o suplente de Reis, Pedro Valadares (DEM-SE).
O G1 entrou em contato com o gabinete do parlamentar e aguarda retorno.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião