O ano nem bem começou e já há deputados federais paranaenses faltando a sessões na Câmara. A reportagem da Gazeta do Povo levantou a frequência dos 30 parlamentares durante o mês de fevereiro de 2009, período em que ocorreram 11 sessões. Metade faltou pelo menos uma sessão sem justificar à Câmara o motivo da ausência.
Alfredo Kaefer (PSDB) é o que mais faltou sem justificar: três sessões número que corresponde a 27,2% do total. Kaefer diz que só está no topo do ranking porque ainda não entregou suas justificativas. "Além disso, eu acho que o deputado não trabalha por hora, por isso não me preocupa o número de faltas. Não é alguma ausência no plenário que vai diminuir meu trabalho."
Na sequência, há deputados com duas faltas não justificadas cada um (18,1% do total de sessões): Rodrigo Rocha Loures (PMDB), Hermes Parcianello (PMDB), Affonso Camargo (PSDB) e Abelardo Lupion (DEM). "Este ano, eu justifiquei todas as ausências, o que pode ter acontecido é a Mesa Diretora não ter avaliado ainda as justificativas", disse Rocha Loures. Já Affonso Camargo não soube informar com certeza por que faltou. "Às vezes, a gente sai e é surpreendido por alguma votação no fim da noite". O deputado levanta ainda a possibilidade de ter voltado antecipadamente para Curitiba na quarta-feira e, assim, ter perdido alguma sessão. A reportagem não conseguiu falar com os outros dois parlamentares citados.
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Quase 40 senadores são a favor do impeachment de Moraes, diz Flávio Bolsonaro
Festa de Motta reúne governo e oposição, com forró, rapadura, Eduardo Cunha e Wesley Batista
Deixe sua opinião