A Microsoft estuda lançar no Brasil um modelo de venda pré-pago dos serviços da empresa para computadores, como o sistema operacional Windows e os programas do pacote Office (Word, Excel etc). Depois de comprar o equipamento como já faz hoje em dia, os usuários poderiam adquirir créditos para pagar aos poucos pelos sistemas da Microsoft, conforme a utilização deles.
Para funcionar, um computador precisa de um sistema operacional e programas, como os da Microsoft, da Apple ou os Linux.
Com esse projeto, chamado de FlexGo, a Microsoft quer aumentar a venda legalizada de seus programas no país, pegando carona na bem-sucedida experiência de operadoras de celular. Hoje a maior parte dos programas da empresa no Brasil é pirateada, já que eles podem facilmente custar mais do que a própria máquina.
O Submarino, por exemplo, anuncia o pacote Office Professional 2003 mais o Windows XP Professional por R$ 2.398. Por outro lado, com o programa do governo de redução de impostos para o setor, há máquinas no mercado por menos de R$ 1.000.
O sistema funcionaria da seguinte forma: os consumidores poderiam comprar um computador com todas as funções oferecidas pela Microsoft, adquirir um crédito e descontá-los de acordo com a utilização. Quer digitar um texto no Word? Pague o equivalente a alguns centavos de dólar. Baixar fotos para o PC? Mais alguns outros centavos. E por aí vai. Depois de um determinado valor gasto, o uso é liberado.
Segundo o blogueiro Nelson Miler, a Microsoft já vinha tentando alternativas para incentivar as vendas legais de seus produtos. Por exemplo, a empresa vinha oferecendo preços de upgrade bem mais em conta para já clientes, versões especiais para escolas e estudantes e uma versão para fabricantes (OEM) por menos de R$ 200.
A Microsoft lidera um grupo de companhias de tecnologia na oferta de computadores pré-pagos no Brasil, Índia, México, Rússia e China durante os próximos meses. A empresa já fez testes do sistema no Brasil.
Quando o tempo de uso estiver acabando, o consumidor pode acessar pela Internet um varejista local para comprar mais minutos.
- Estamos trabalhando com todos esses parceiros para expandir o mercado e ajudar a trazer PCs ao alcance de centenas de milhões de famílias nos mercados emergentes - disse o vice-presidente da Microsoft Will Poole. - Com a expansão do mercado, vendemos produtos, o que é uma boa coisa.
Os parceiros da Microsoft incluem: Advanced Micro Devices, Intel Corp., Lenovo, Phoenix Technologies e Transmeta . Mas a Microsoft também planeja trabalhar com outras companhias de hardware, de telecomunicações, de varejo e bancos nos mercados emergentes.
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