O atual grupo de deputados estaduais terminou na quarta-feira os trabalhos do primeiro semestre legislativo. Mas antes de iniciarem o recesso parlamentar, muitos fizeram questão de ressaltar que "nunca na história da Casa" houve um trabalho tão bem realizado pela base governista, pela oposição...
Vamos a alguns autoelogios:
"Isso [as medidas moralizadoras implementadas pela direção] só está sendo possível porque os deputados estão sendo corresponsáveis, respaldando essas ações que dignificam a Assembleia", disse Ademar Traiano, líder do governo. "Acredito que conseguimos atingir o objetivo que foi proposto no início do ano, que era fazer uma oposição crítica e construtiva", afirmou Enio Verri, líder da oposição. "Estamos vivendo uma fase em que há uma união de forças para garantir a realização do que é o melhor para o Paraná", completou Fernando Scanavaca (foto), líder da bancada do PDT.
Movendo peças
Mais de um ano antes da eleição municipal em Curitiba e poucos dias depois do anúncio da saída de Gustavo Fruet do PSDB, quem resolveu agora mexer uma peça no xadrez eleitoral da capital foi o PT. Mais precisamente os petistas que defendem que a legenda lance candidato no pleito do ano que vem. Na segunda-feira, o grupo liderado pelos deputados Dr.Rosinha e Tadeu Veneri inauguram um comitê pró-candidatura própria. O movimento pode ser encarado como uma resposta a uma possível aproximação de petistas com Fruet. Nos bastidores comenta-se que os ministros Paulo Bernardo e Gleisi Hoffmann estariam negociando uma aliança com o ex-tucano, de olho na eleição estadual de 2014. O prefeito Luciano Ducci também já começou a montar a equipe para buscar a reeleição em 2012.
Para pensar...
"É um processo lento. Não dá para substituir toda a diretoria de uma vez, senão o Dnit não pode deliberar, fica paralisado. Não é mudança fácil."
Ideli Salvatti, ministra das Relações Institucionais, afirmando que o Planalto não pode simplesmente trocar todos os dirigentes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para acabar com a crise.
Computadores
A Assembleia paranaense vai fazer um novo pregão eletrônico para a compra de 200 computadores na segunda-feira. A Casa se dispõe pagar até R$ 3.069 por uma máquina e a compra total pode sair por R$ 613,8 mil. Os equipamentos vão ser usados pelo setor administrativo do Legislativo. No primeiro pregão, não houve interessados. Os editais de licitação podem ser acompanhados no www.alep.pr.gov.br/transparencia.
Devagar
O senador Sérgio Souza (PMDB) começou devagar o seu período de suplência no lugar de Gleisi Hoffmann (PT). Desde que ela foi para a Casa Civil, lá se foi mais de um mês de mandato para o novo senador paranaense. Neste período, Souza não apresentou nenhum projeto de lei nem qualquer outra proposta, de acordo com o site do Senado. Apenas relatou duas propostas alheias.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia