A Promotoria de Justiça da cidade de Palmital, na região central do Paraná, apresentou, na segunda-feira (15), uma denúncia criminal contra 12 pessoas pelos crimes de falsidade ideológica, fraude a licitação e uso de documento falso. Entre os acusados estão Paulo César Zolandeck, irmão do prefeito do município, e Joarez Godoy de Lima, atual candidato a vice-prefeito.
O Ministério Público do Paraná (MP-PR) apurou que o grupo estaria envolvido em um suposto esquema de fraude em licitação para a compra de materiais de construção. O MP-PR já havia adotado posicionamento semelhante contra o ex-prefeito da cidade, Clério Benildo Back, que foi denunciado por aplicação irregular de dinheiro público. Os fatos criminosos relatados pela Promotoria na denúncia também motivaram a proposição de ação civil pública, para buscar o ressarcimento dos valores que teriam sido desviados dos cofres municipais.
O candidato a vice-prefeito do município, Joarez Godoy de Lima, disse que a Promotoria de Justiça tem todo o direito de denunciar, porém ele admite que não está envolvido em nenhum esquema irregular de licitação. "Ainda não fui intimado sobre isso, mas vou me defender. Tenho certeza que todas as licitações foram feitas corretamente", afirma Lima.
A reportagem da Gazeta do Povo entrou em contato com Paulo César Zolandeck, mas não o encontrou para dar declarações sobre o assunto.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast