O ministro da Saúde, Saraiva Felipe, afirmou que já estão acertados R$ 14 milhões em investimentos em quatro hospitais do Rio que passaram à administração federal nos dois últimos meses para minorar os sérios problemas de atendimento na cidade. São eles os hospitais de Jacarepaguá, do Andaraí, de Ipanema e da Lagoa. Saraiva garantiu ainda que já está na praça o edital de concurso para a contratação de 3,2 mil servidores do SUS para trabalhar nas unidades públicas do Estado do Rio.

CARREGANDO :)

Saraiva Felipe afirmou que o Ministério da Saúde não cogita uma intervenção federal nos hospitais da prefeitura do Rio, porque a experiência da intervenção no início deste ano não foi bem-sucedida. Mas disse que o apoio federal - com mais verbas e pessoal - deve ser acompanhado de uma parceria com a prefeitura e o governo estadual, de forma a melhorar efetivamente a situação da Saúde fluminense.

- No Rio existe uma crise do sistema assistencial que estamos tentando resolver. A solução é necessariamente a médio prazo. Precisamos da cooperação do governo do estado e do município. No que depender do ministério, vamos gastar os recursos para minorar a situação da Saúde no Rio - disse Saraiva Felipe.

Publicidade

O ministro da Saúde disse também que vai nomear em breve a direção dos quatro hospitais municipais que passaram à administração federal.