• Carregando...
Ministra Cármen Lúcia tomou posse na presidência do TSE. | Nélson Jr./STF
Ministra Cármen Lúcia tomou posse na presidência do TSE.| Foto: Nélson Jr./STF

Ao assumir a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite desta quarta-feira (18), a ministra Cármen Lúcia apresentou um vídeo, produzido por ela, em que pediu aos brasileiros: "acredite em você, vote no Brasil, vote limpo".

Em seu discurso, ela reconheceu a morosidade da Justiça, fez referência à Lei da Ficha Limpa e afirmou que "não há eleições seguras e honestas sem a ação livre e vigilante da imprensa".

Sua posse estava repleta de autoridades. Estiveram presentes a presidente da República, Dilma Rousseff, o presidente da Câmara, deputado Marco Maia e a senadora Marta Suplicy (PT-SP), representando o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que está de licença médica. Também compareceram todos os seus colegas do Supremo Tribunal Federal.

Em seu rápido discurso, Cármen Lúcia afirmou que a lentidão da Justiça não é culpa dos juízes, mas não deixa de ser uma responsabilidade. "Quando a Justiça tarda, falha. E quando isso ocorre todo o país sofre", afirmou. Sobre os meios de comunicação, a minsitra afirmou que são parceiros "na concretização da Justiça".

Em relação à Ficha Limpa, ela lembrou que, sob seu mandato, acontecerão as primeiras eleições em que a lei será válida. Mesmo assim, ela afirmou: "Nenhuma lei do mundo substitui a honestidade, a responsabilidade e o comprometimento do cidadão".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]