A ministra Ellen Gracie, do Supremo Tribunal Federal (STF), vai se tornar oficialmente, nesta quinta-feira, a primeira mulher a ocupar a presidência da mais alta Corte do país. A solenidade de posse, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocorre às 16h, na sala de sessões plenárias do STF.
Logo após assumir o cargo, a carioca de 58 anos dá posse ao vice, Gilmar Mendes. Em seguida, haverá discursos do ministro Celso Mello, do STF, do procurador-geral da República, Antônio Fernando Souza, e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato. Participam da cerimônia os ministros da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e das Relações Exteriores, Celso Amorim; os presidentes da Câmara, Aldo Rebelo, e do Senado, Renan Calheiros; o procurador-geral da Fazenda Nacional, Manuel Felipe; juristas, governadores, parlamentares e servidores do STF.
Com especialização em Antropologia Social na década de 1980, Ellen Gracie Northfleet foi nomeada para o Supremo em 2000 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Ela é formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e já integrou o Ministério Público Federal e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) gaúcho. Também foi presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região no biênio 1997-1999.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Teólogo pró-Lula sugere que igrejas agradeçam a Deus pelo “livramento do golpe”
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Deixe sua opinião